A Força do Interior segue fazendo história no Litoral. Fruto de um trabalho de mais de uma década, o handebol de base do Clube Mogiano se consolida não só no indoor, mas também no beach handball, a versão de areia da modalidade.
Na última semana, o Recanto colecionou um título e um vice-campeonato durante a etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, promovido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB).
Na categoria cadete, que reúne atletas sub16, o time comandado por Bruno Camargo foi campeão no feminino. Ou melhor, com a licença as regras da língua portuguesa e do jornalismo, podem chamar as meninas do Recanto de TRICAMPEÃS BRASILEIRAS, sim senhor.
O Tri
O Circuito Brasileiro concluído em 2023 é válido pela temporada anterior e um ranqueamento definiu participantes e chaveamento. O título começou a ser desenhado na quarta-feira, 18, quando a equipe, pela Chave B, estreou com duas vitórias. Primeiro, fez 2 a 0 sobre o Niterói Rugby, do Rio de Janeiro e depois bateu o Grêmio Vila, da Paraíba, pelo mesmo placar. Na decisão, o duelo foi contra outro anfitrião, a APCEF-PB.
Na decisão, realizada na quinta-feira, 19, o Clube Mogiano venceu o primeiro set por 17 a 8. No segundo, triunfo das donas da casa por 15 a 14. E aí cabe uma pequena lição de regra do beach handball. Como cada time venceu um período, foram usados os chamados ‘shoot-outs’, ou tiros de 6 metros, para definir o vencedor. E aí, haja coração e, na base da emoção, deu Recanto: 6 a 0.
“Só quem vive o Clube Mogiano entende o sentimento de amor ao time, ao clube e ao esporte. São mais de 33 anos defendendo as cores deste clube. De um franzino e desacreditado atleta do futebol para me tornar treinador campeão paulista, brasileiro e sul-americano pelo Mogiano”, afirmou, emocionado, o técnico Bruno Camargo, que, há 17 anos, desempenha tal função pelo Recanto.
Ana Kalu, Ana Laura Yado, Flávia Freitas, Heloísa Moreno, Lauendy Vitor, Laura Franco, Luiza Patelli, Maria Eduarda Magnan e Maria Luiza Dovigo formaram o elenco que faturou o tricampeonato na praia paraibana. Diferente de outras categorias, não foi formada uma seleção do campeonato.
O Bi
A primeira conquista nacional na categoria cadete do Clube Mogiano foi registrada em 2017. Em Natal-RN, na primeira fase, o Clube Mogiano venceu três jogos e perdeu um. A equipe integrou a Chave A, que contava ainda com Clube Central, IFPI, Nacional e HCNN/Adelina. Nas semifinais, bateu o MHC por 2 a 1, parciais de 10 x 13, 12 x 7 e 5 x 4. E, na grande final, venceu a HCN/Adelina por 2 a 0, parciais de 8 a 5 e 16 a 4.
Em 2018 veio mais uma taça, desta vez em Niterói (RJ). No primeiro dia, venceu o SECAT-RN por 2 sets a 0 e repetiu o placar contra o Clube Central-RJ. Concluiu a primeira fase com um novo 2 a 0, agora sobre o MHC-RN e, nas quartas de final, fez 2 sets a 0 sobre o IFPI-PI. Na semifinal, reencontro com o Clube Central e um novo 2 a 0. E adivinhem o placar da final? Mais um triunfo sem perder um set, agora com um 2 a 0 sobre o SECAT e o bicampeonato conquistado da forma mais invicta possível.
Juvenil
Outra atuação destacada do handebol de praia do Clube Mogiano em João Pessoa ocorreu entre os dias 14 e 15 de janeiro, quando foi realizada a versão juvenil (sub18) da etapa final do Circuito Brasileiro e o Recanto terminou com o vice.
Na final, contra o IDEC-RJ, as mogimirianas venceram o primeiro set por 15 a 4 e perderam o segundo por 19 a 16. Na decisão através do shoot-out, vitória das cariocas por 7 a 6. A equipe juvenil foi composta por Alice Nery, Ana Kalu, Bruna Jordão, Flávia Freitas, Iasmyn Ferreira, Lauendy Vitor, Laura Franco, Letícia Costa, Lívia Mussato, Maria Eduarda Magnan e Maria Luiza Dovigo e comandada por Bruno Camargo.
Além da prata no geral, o Clube Mogiano registrou conquistas individuais. Na seleção do campeonato, eleita pela CBHb, três atletas do Recanto. Letícia Costa foi eleita a melhor defensora da competição. Maria Luiza foi premiada como a melhor lateral-esquerda e Lívia Mussato como a melhor lateral-direita. (DA REDAÇÃO)