Cofres da Transguaçuano Transportes, roubada no dia 13, segunda-feira, em Mogi Guaçu, foram localizados quebrados e vazios no Jardim do Lago, zona Leste, na manhã de quarta-feira, 15.
A Guarda Civil Municipal (GCM) estava em patrulhamento e recebeu denúncia de um transeunte apontando que havia visto algumas pessoas jogando dois cofres em mata no final da Rua José Polettini.
Os guardas foram até o ponto indicado e se depararam com um servente de 30 anos separando alguns documentos e tendo, no bolso da bermuda, dois tokens e uma faca de cozinha.
Então, foram encontrados no local dois cofres danificados e vazios, cinco tokens, 35 DVDs, um HD, dois cartões de seguro, um porte de arma e dois registros da mesma arma. Também foram localizados 10 talionários do Bradesco, sendo seis da Transguaçuano e quatro da Guaçu Assessoria Aduaneira. Os objetos foram entregues a um representante da Transguaçuano.
Um boletim de ocorrência complementar, registrado na tarde de quarta-feira, apontou constar que os objetos estavam abandonados e o setor de investigações não apurou qualquer participação do servente no delito da empresa.
Inocente
O servente disse que trabalha em um sítio no Boa e estava indo para o serviço pela manhã quando, próximo a uma cerca na mata, avistou dois cofres abertos no córrego e diversos papéis esparramados pelo local. Disse ainda que viu dois pendrives jogados e pegou, mas não pensava que tivesse alguma importância, pois estava abandonado no mato. Contou também que, no momento em que viu e a viatura da Guarda Municipal veio em sua direção, informou, de imediato, que havia achado e pegado os pendrives. Admitiu ainda que tinha uma faca de pão em seu poder, que utiliza no sítio para lidar com laranja e cana. O homem explicou que não sabia que os produtos abandonados eram frutos de roubo, pensando que eram objetos de fábrica descartados. O servente insistiu ser inocente e se colocou à disposição para esclarecimentos futuros.
Roubo
A Transguaçuano Transportes havia sido roubada na madrugada de segunda-feira. Segundo registro de boletim de ocorrência na ocasião, quatro indivíduos armados e mascarados entraram na firma, renderam duas vítimas e as fecharam no banheiro. Foram roubados trezentos euros em espécie e R$ 9.031 em dinheiro. Além do dinheiro, talões de cheque, cofres e de tokens para acesso eletrônico de transação bancária, foram roubados um relógio de ponto, uma televisão de Led de 32 polegadas, um computador, um monitor, dois notebooks, um HD externo e quatro celulares.