A falta de combustível em todo o país, que vem afetando em cheio Mogi Mirim, já causa problemas em serviços essenciais no que diz respeito à manutenção e limpeza da cidade. A Prefeitura anunciou que a coleta de lixo, feita pela Construrban, foi reduzida em 50% de sua capacidade, e assim como ontem, segue nesta terça-feira apenas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, órgãos municipais e na região central, no período noturno. No restante, bairros e demais regiões não receberão a coleta. A Construrban vem operando com três dos cerca de cinco caminhões disponíveis para o serviço na cidade.
A informação foi confirmada pelo secretário de Transportes, Trânsito e Serviços, José Paulo da Silva. “Vamos controlar o que temos de combustível para não deixar parte da cidade sem coleta. A Construrban está trabalhando, fazendo a coleta na parte mais delicada da cidade, onde consideramos prioridade”, explicou.

Na manhã desta segunda-feira, por volta das 11h, um caminhão fazia a coleta do lixo no Condomínio Residencial Sylvia Mata, ao final da Avenida Pedro Botesi, zona Norte da cidade. Um dos encarregados informou à reportagem que a ordem da empresa era coletar o material do residencial e voltar para a unidade, na Rua Jorge Tibiriçá, região central de Mogi Mirim.
José Paulo pediu compreensão e que a população evite deixar o lixo na frente de suas residências ou imóveis, com exceção do Centro. “Pedimos para que não coloque lixo, infelizmente, devido à essa situação. Preservem o lixo dentro de casa”, solicitou.
A Construrban vem tentando adquirir óleo diesel para abastecer os cinco caminhões, mas por conta da dificuldade de negociação e dos inúmeros protestos pela região, a tarefa se torna ainda mais complicada.
Ônibus
Com redução de sete linhas do transporte público, a Viação Fênix segue de olho na situação, e opera com 50% de sua frota reduzida. Com isso, algumas linhas podem ser suspensas, mas a empresa informou que evitará deixar itinerários sem ônibus. Nos últimos dias, linhas tiveram o número de veículos, utilizados no transporte diário, reduzidos devido à falta de combustível.

Saúde e Segurança
A frota municipal das secretarias de Saúde e Segurança Pública funcionam normalmente. Grande parte é abastecida com diesel e a Prefeitura dispõe de bomba própria para abastecimento com capacidade para, pelo menos, mais uma semana.
Educação
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo e a Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves suspenderam suas aulas nesta segunda feira em razão do difícil deslocamento dos alunos não só de Mogi Mirim, como de toda a região, que viajam para o município diariamente. Nesta terça-feira, a Etec retomou suas aulas, enquanto a Fatec manteve a suspensão.

As aulas na rede municipal de ensino, tanto nos Cempis como nas Emebs não tiveram interrupção. Apenas o transporte dos alunos da área rural foi suspenso.