Os coletores de lixo urbano deverão voltar ao trabalho ainda na noite desta sexta-feira, dia 9, após paralisação de um dia, de acordo com a Secretaria de Serviços Municipais. A Construrban – empresa responsável pela execução dos serviços – deverá prosseguir com as atividades também no decorrer do final de semana, a fim de regularizar a coleta do lixo.
A Prefeitura garante que os repasses estão em dia. Acontece que a Construrban deve encaminhar para a Secretaria de Serviços Municipais um relatório contendo a medição dos perímetros percorridos pela coleta, bem como a pesagem dos resíduos, para o pagamento do serviço.
“Posteriormente, a Prefeitura efetua a fiscalização a partir deste documento e efetua o pagamento. No entanto, a Construrban continua mantendo a prática de não efetivar a entrega da medição com antecedência, o que pode gerar atrasos no repasses. A empresa informou que o fato resulta no atraso do pagamento dos salários dos funcionários e as atividades são paralisadas”, informa a nota divulgada pela Prefeitura na tarde de hoje.
A nota informa ainda que Prefeitura efetuará o pagamento, para que os funcionários não sejam “penalizados por prazos não cumpridos pela empresa”. A Administração estuda quais medidas deverão ser tomadas para que a mesmo situação não ocorra novamente.
Não é a primeira vez que os coletores paralisam o serviço por conta da falta de pagamento pela empresa. “Em decorrência de paralisações ocorridas anteriormente, a Prefeitura chegou a emitir mais de uma dezena de notificações e aplicou duas multas. A terceira está em andamento. Há, inclusive, possibilidade de rescindir o contrato com a Construrban”, finaliza a posição da Prefeitura.