Estamos vivendo a realidade de mais um Natal, data que o mundo centralizou para se comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Em todas as culturas o Natal sempre foi sinônimo de presente. Já parou pra pensar a origem desta prática. Acredito que de certa forma Deus foi o primeiro a nos dar o seu maravilhoso presente: Jesus Cristo.
João, em 3:16 diz: Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito… Ao olharmos a época, o cenário e os personagens que cercaram a época deste maravilhoso nascimento, vamos entender que todos eles também deram seus presentes. Uma dessas personagens foi sua mãe, Maria, que, ao receber o anúncio do anjo Gabriel de que seria a mãe do salvador, ofereceu o seu corpo para gerar Jesus. Lucas 1:30-31
O próximo personagem a presentear foi José que ofereceu sua fé, sua obediência e compreensão. Os anjos também ofereceram seus lindos cânticos de adoração, outros que também presentearam foram os pastores de Belém. No evangelho de Lucas 2:8-12 diz que eles divulgaram o acontecimento Natal, oferecendo assim seu tempo e a proclamação das boas novas. A exemplo dos pastores houve também os reis magos que vieram do oriente para presentearem com suas dádivas, o ouro, o incenso e a mirra.
Até mesmo a estela do céu ofereceu o mais lindo brilho ao servir de guia aos magos para levá-los até Cristo.
Apesar de todos esses relatos que nos inspiram a tornar essa época um tempo de dádivas, a bíblia também registra um fato triste envolvendo os moradores de Belém. O evangelho de Lucas registra a indiferença dos Belemitas que ofereceram apenas uma manjedoura para Jesus nascer, pois as pousadas, hotéis e estalagens estavam cheias e não houve lugar para Jesus nascer.
O mais triste é que ainda nos dias de hoje o mundo está indiferente em relação ao real sentido do Natal, oferecendo apenas uma simples “manjedoura” quando poderiam celebrar e presentear a Jesus com seus corações e suas vidas.
Amigo leitor de O Popular, neste Natal ofereça seu coração para Jesus nascer e habitar e então o Natal terá um novo significado. TENHA UM FELIZ NATAL E UM ABENÇOADO ANO NOVO!
Um abraço,
Bispo Vilmar.
Bispo Vilmar Dacampo
Nascido em Erechin-RS, formado em Teologia, é ex-comerciante e tem 31 anos de pastorado