A partir desta terça-feira (9) todos os servidores do Legislativo Municipal entram em nova quarentena até 30 de junho, por precaução ao novo coronavírus.
A medida foi tomada depois de que duas funcionárias da Casa apresentaram sintomas gripais com característica da Covid-19. Com isso, não haverá expediente presencial na Câmara Municipal. Todos os servidores trabalham no esquema home office, conforme Ato da Mesa Diretora.
Outra medida, esta aprovada em plenário na sessão desta segunda (8), foi a antecipação da última quarta e última ordinária do mês do dia 22 para o dia 15, próxima segunda-feira, mantendo, assim, a Casa mais vazia possível.
Nestas duas ordinárias do dia 15 serão realizadas sessões específicas para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021.
Segundo o site da Câmara, uma funcionária apresentou sintomas gripais no início da semana passada e estava em isolamento domiciliar desde então, sendo hospitalizada no Hospital 22 de Outubro, onde está em tratamento na enfermaria. Ela aguarda resultado do teste para coronavírus.
Outra funcionária com síndrome gripal começou a apresentar os sintomas da doença na sexta-feira (5). Desde então, por recomendação médica, está em isolamento domiciliar.
Vale lembrar que desde a volta da última quarentena, em 4 de maio, a Câmara Municipal retomou as atividades apenas com trabalho interno, sem atendimento ao público, inclusive, durante as sessões ordinárias.
Já com relação aos encontros semanais legislativos, apesar da nova quarentena, as sessões ordinárias, às segunda-feiras e, eventualmente, extraordinárias são realizadas normalmente com apenas a presença dos vereadores e jornalistas.
Combate

Como forma de precaução, antes da sessão ordinária de segunda-feira (8), os vereadores passaram por uma triagem da equipe da Vigilância Epidemiológica com aferição da temperatura e da oxigenação de cada um dos vereadores e funcionários que precisam acompanhar os trabalhos.
Além disso, a Câmara estuda a viabilidade de realizar uma desinfecção dos dois prédios legislativos durante a quarentena, bem como a instalação de totens com dispenser para álcool em gel e outros equipamentos de proteção.