Com 9.047 casos confirmados em Mogi Mirim, a dengue ainda causa preocupação e será motivo de mais uma mobilização da Secretaria de Saúde neste sábado. Uma equipe formada por agentes de vetores, agentes comunitários de saúde e das empresas Simeprag e Expurga Guaçu, contratadas especialmente para auxiliar no combate, realizam um arrastão de prevenção à doença no Tucura, Jardim Longatto, Jardim Bicentenário, Santa Clara e Flamboyant, bairros da zona Norte da cidade. A ação terá início pela manhã e deverá se estender até o período da tarde.
Balanço divulgado pela secretaria, no início de maio, mostrava que em Mogi foram 6.003 casos confirmados. Nas últimas semanas, a pasta divulgou uma diminuição no número de casos positivos e dos atendimentos tanto na Santa Casa de Misericórdia, pico de superlotação no auge da epidemia, em fevereiro e março, quando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O foco agora é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e mais uma vez alertar e esclarecer dúvidas da população quanto a medidas que evitem o acúmulo de água parada. Os profissionais da Saúde também focarão no alerta, na orientação e esclarecimentos de dúvidas dos moradores.
Nesta semana, o Tucura e o Jardim Longatto já foram alvo de ações contra a dengue, com o reforço de equipes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Uniformizadas e com crachás, executaram o trabalho casa a casa, realizando o bloqueio e controle de criadouros, com aplicação de larvicida. A ação será repetida na próxima semana.
Costal
A nebulização costal foi realizada durante os últimos dias em cinco bairros da zona Leste: Vila Dias, Jardim Sberg, Sehac, CDHU e Mirante, sob responsabilidade das empresas contratadas pela Prefeitura. A ação deve se estender para outros bairros na próxima semana, mas a região não havia sido divulgada até o fechamento desta edição.
No momento da aplicação é orientando para que os munícipes mantenham abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida, além de manter cobertos alimentos, filtro d’água, utensílios de cozinha, roupas limpas ou sujas, secas, molhadas e bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários. É recomendado que moradores mantenham-se fora da residência, durante e após a aplicação do inseticida, por cerca de 20 minutos. (Fernando Surur)