A terceira edição da Copa Sub-23 de Futebol de Campo, promovida pela Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm), tem o início previsto para o dia 23 de fevereiro, um sábado. A competição terá jogos aos sábados e domingos e conta com nove times confirmados: o atual bicampeão Galácticos, o Fúria, que foi vice-campeão de 2018, além de Victória, Nova Aliança, Star, Planalto/Nova Geração, Internacional, Colorado e Santa Cruz.
A Lifamm estuda iniciar o certame no dia 23 e depois realizar uma pausa de uma semana em virtude do Carnaval. Então, a competição seria retomada no dia 9 de março. No entanto, o tema seria debatido com os dirigentes de clubes e havia a possibilidade da competição ter início em 9 de março para evitar a pausa depois da primeira rodada. A ideia inicial, porém, é começar a competição ainda em fevereiro.
O sistema de disputa será o de grupo e turno únicos, com os nove times se enfrentando na primeira fase em nove rodadas, já que a cada rodada, uma das equipes folga pelo fato do número de clubes ser ímpar. Ao final da primeira fase, os quatro primeiros colocadas se classificam para a semifinal. Nas semifinais, disputadas em confrontos únicos, o primeiro colocado enfrenta o quarto e o segundo joga contra o terceiro. Líder e vice-líder têm a vantagem do empate. Na decisão, também em partida única, o finalista melhor colocado na primeira fase tem a vantagem do empate.
Cada clube poderá contar com um jogador nascido em 1995, ou seja, com 24 anos completados em 2019, e com dois atletas sem vínculo com Mogi Mirim. Cada time poderá inscrever 20 jogadores no total. A data para devolução das fichas de inscrições de atletas é 11 de fevereiro.
Proximidade
Este será o segundo ano em que a Copa Sub-23 será realizada no primeiro semestre. Em 2017, a competição teve início em março. No ano passado, o certame foi realizado no segundo semestre, com início em setembro. Segundo a presidente da Lifamm, Sueli Mantellato, o calendário da entidade prevê a realização da competição no primeiro semestre, mas, no ano passado, houve uma alteração no planejamento de campeonatos em função da realização da Copa do Mundo, realizada de junho a julho.
Em função desta mudança em 2018, a competição de 2019 começará praticamente três meses depois do término do certame do ano passado, que teve a decisão disputada no dia 2 de dezembro, no Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz.
O Galáticos/Ceará Lanches empatou em 1 a 1 com o Fúria e ficou com o título, de forma invicta, graças à vantagem do empate proporcionada pela melhor campanha.