sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque EntretenimentoCom a corda toda: músico e morador de Mogi Mirim, ele é...

Com a corda toda: músico e morador de Mogi Mirim, ele é Pedro Violeiro

Ele nasceu em Itapira, mas mora em Mogi Mirim desde bebezinho. O músico Pedro Henrique Carpanelli, o Pedro Violeiro, só tem 15 anos, mas tem uma história ligada à viola, ao mundo sertanejo e que é cheia de sonhos. Algumas pessoas já o viram por aí, outras ainda vão conhecer, mas o fato é que ele vem conquistando pouco a pouco seus sonhos tanto na cidade como na região. Volta e meia, ele se apresenta em eventos da cidade, como na Festa do Trabalhador, no Teatro de Arena, faz shows fora daqui e está em programas de rádio e televisão, como na STV (a antiga Sec TV) e TV Aparecida, por exemplo. Um dos convites que Pedro recebeu é para se apresentar no Rodeio de Barretos, uma das festas mais famosas do universo sertanejo. Claro, há questões a serem resolvidas até lá, mas que o convite foi feito, isso foi! O jovem violeiro está com a corda toda!
Pedro contou que começou a cantar com nove anos e que isso ocorreu em um pesqueiro da zona rural de Mogi Mirim. Ele disse que sua mãe Lúcia Aparecida Carpanelli e seu padrasto Paulo Alexandre Nunes Vieira sempre foram de frequentar comitivas, que envolviam reuniões de músicos do universo sertanejo. Na certa, Pedro estava junto. Então, conferia as apresentações e certa vez não resistiu: ele disse que queria cantar. Ele relatou que sua mãe e padrasto não achavam a ideia tão legal a princípio, mas ele foi mesmo assim. “Cantei com o braço cruzado, cantei a música Como eu chorei, de Lourenço e Lourival, as pessoas gostaram e até bateram palmas. O dono do pesqueiro também gostou e falou com o pessoal para comprarem um violão para mim e que era para eu voltar no mês seguinte. No dia que eu voltei, acabou a energia (elétrica), eu não cantei, mas levei o violão mesmo assim”, recordou o violeiro.
Depois de ter recebido o violão, foi a hora de aprender a tocar direitinho o instrumento e, então, Pedro começou a ter aulas com o professor Chico Benatti. Depois, o jovem iniciou os estudos na Orquestra Guaçuana de Viola Caipira e foi lá que trocou o violão pela viola. Pedro disse que, desde pequenino, gosta de viola e tem um vizinho que o inspirou muito nessa questão, o Gilvan.

   
Gilvan também toca viola e, desde pequeno, Pedro escuta o som do instrumento. “Ele sempre foi um grande incentivador para mim”, frisou.
Para conseguir fazer seus shows e estar presente em seus compromissos, Pedro conta sempre com o apoio da mãe e do padrasto, que também compraram uma caixa de som para o jovem e outros equipamentos necessários. Além disso, algumas empresas também acabam auxiliando com patrocínios, como é o caso da Tharik Cabelos, Adrielle Lemes, Academia Cultura Atlética, União Móveis Planejados e o Big Dog do Toninho. Essas empresas, segundo ele, acabam auxiliando seu desenvolvimento e nas viagens, como no caso de sua ida para a TV Aparecida, por exemplo. Conforme mencionado no início da matéria, para que Pedro Violeiro se apresente em Barretos, o patrocínio faria toda a diferença, pois é preciso pagamento desde estadia até da banda, entre demais itens. Pedro também tem convite para se apresentar em junho na abertura do show de Bruno e Marrone e de Chitãozinho e Xororó, mas acaba caindo na mesma situação do caso de Barretos. Por isso, quem quiser auxiliar um talento, está aqui a oportunidade!
Outras apresentações de Pedro Violeiro e que levaram o nome da cidade adiante foram: em 2017, o jovem cantou em uma missa da Aparecida junto a um terço de homens com integrantes de Mogi Guaçu e Piracicaba; também fez uma abertura em abril do show da dupla Fernando e Sorocaba, no evento Arena Music; e, em 2016, participou da abertura da apresentação da dupla Matheus e Kauã, na Expoguaçu. No ano passado, Pedro Violeiro também representou a cidade em um festival de violeiros no espaço Chapéu Brasil; ele ficou na sexta colocação na ocasião da competição. Essas são algumas das apresentações que estão no currículo do jovem de 15 anos.
Além disso, o músico faz projetos sociais, levando sozinho música para locais como a Apae e canta para encantar e aliviar dores dos pacientes do setor de hemodiálise da Santa Casa de Mogi Mirim. “Esse meu projeto de musicoterapia surgiu porque eu gosto de ajudar as pessoas, vejo hoje em dia as pessoas se desprezando muito”.
A maior inspiração de Pedro no mundo da música é a dupla Tião Carreiro e Pardinho. Além das músicas da dupla e outros artistas que fazem parte do universo de canções que são reproduzidas por Pedro, ele conta que também tem suas próprias composições.
Seu sonho, claro, é seguir a carreira artística e ajudar sua família. “Não espero ficar milionário, mas receber o suficiente para pagar as contas e que a música seja reconhecida; a música é para mim uma forma de diversão, de proporcionar risos, vejo com espírito de paz, sem grandes competições”, finalizou o jovem, que também faz festas particulares e eventos. Os contatos de Pedro Violeiro para mais informações são (19) 99761-7151 e o 3549-0988.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments