Chegou ao fim a greve de trabalhadores do Centro Paula Souza, que em Mogi Mirim atingiu a Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo. A paralisação chega ao fim após acordo entre o governo estadual e o Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, sacramentado na última semana. A categoria reivindicava aprovação de um novo plano de carreira, direitos e licenças profissionais e adesão de benefícios para a categoria, o que foi acordado entre as partes.
Em Mogi, a paralisação teve início em fevereiro, com uma passeata de alunos da Etec da sede da escola até à Prefeitura, à Rua Dr. José Alves. De lá para cá as aulas foram suspensas e a adesão dos professores, segundo o sindicato foi perto de 100%. Na Fatec a paralisação foi menor, mas também atingiu número significativo de trabalhadores. O acordo foi fechado na quarta-feira e a ordem para o retorno às aulas partiu entre quinta e sexta-feira após reuniões do sindicato e dos professores.
De acordo com o professor e coordenador da Etec, André Luiz dos Santos, o objetivo foi alcançado. “Esse ano voltamos com a missão cumprida, desta vez o básico nós conseguimos, isso é importante”, afirmou.
Compensação
Santos informou que em virtude da greve, o recesso, que aconteceria entre 12 de junho e 17 de julho, foi suspenso e as aulas prosseguirão até o final do ano para o ensino médio. Já para o ensino técnico e para a Fatec, ainda resta decisão, mas a tendência é de que as aulas aconteçam aos sábados.