A situação de emergência declarada pela Prefeitura, nesta terça-feira, em decreto assinado pelo prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) continuará por tempo indeterminado. E ganhou ainda mais reforço. O Poder Público resolveu conceder ponto facultativo nesta quarta-feira, dia 30, véspera de feriado de Corpus Christi, e segue nesta sexta-feira, dia 1º de junho. A medida leva em conta a greve dos caminhoneiros, em seu nono dia, o que afeta em cheio o abastecimento de combustível em todo o país.
A decisão mira ainda garantir a economia em relação à frota, bem como em serviços que requerem produtos transportados pelos caminhões. Em comunicado, a Administração Municipal disse que somente as secretarias de Finanças e Negócios Jurídicos prestarão atendimentos aos contribuintes para adesão ao parcelamento dos débitos. No restante, a totalidade dos serviços será retomada na segunda-feira.
Na Saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste, tem seus serviços mantidos. O transporte de urgência e emergência, tanto do Serviço de Atendimento Móvel com Urgência (Samu) como das ambulâncias, possui capacidade para atendimento por até mais uma semana.
A Prefeitura relatou que, embora a operação venha sendo realizada com cautela, a frota municipal da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Civil segue funcionando. Grande parte é abastecida com diesel e o Executivo dispõe de bomba própria para abastecimento com capacidade também para, pelo menos, mais uma semana.
Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) atende apenas ocorrências referentes à manutenção operacional corretiva. A medida visa economizar combustível, a fim de evitar o comprometimento no abastecimento de água.
Com base na Lei Federal 8.666/1993, a Secretaria de Suprimentos e Qualidades e a autarquia estão autorizadas a contratar o fornecimento de combustível, e gás de cozinha, além de produtos de natureza essencial através da dispensa de licitação, após adoção do procedimento previsto em Lei.
Dívida Ativa
Nesta quarta-feira, até as 18h, a Secretaria de Finanças presta atendimento aos munícipes que estão aderindo ao programa de pagamento à vista ou parcelamento de débitos com a Prefeitura. Devido ao feriado, na quinta-feira, o atendimento acontece, excepcionalmente na próxima segunda-feira, dia 4, no Setor de Dívida Ativa, localizado na Rua Dr. José Alves, 129, no Paço Municipal.