O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano chegará com novidade. Diferente dos anos anteriores, no qual os contribuintes que optavam pelo pagamento parcelado, que em alguns casos poderiam efetuar o parcelamento em até 11 vezes, neste ano os carnês terão no máximo dez parcelas, com o primeiro vencimento para 20 de março.
A mudança se deve possivelmente por conta dos atrasos na confecção dos carnês e na entrega às residências que normalmente ocorrem nesse período. Nos anos anteriores, a primeira parcela vencia em fevereiro, mas com os imprevistos, o prazo era prorrogado.
Os carnês ainda estão na gráfica e a entrega à Prefeitura é aguardada para as próximas semanas. Os 38 mil carnês previstos para serem entregues neste ano serão separados e a maioria será entregue pelos Correios. Funcionários da Prefeitura farão a distribuição para os condomínios, edifícios e imobiliárias. A previsão é que a entrega seja feita até 15 de fevereiro.
O imposto neste ano teve um aumento de 5,84%, segundo divulgou a Prefeitura no começo de dezembro. Do total de terrenos e imóveis, cerca de 4.500 contribuintes não precisarão efetuar o pagamento, por conta da não incidência do IPTU.
Passado
A Prefeitura ainda não calculou o índice de inadimplência do ano passado. Segundo informou a Assessoria de Comunicação, a Prefeitura precisa aguardar todas as baixas de 2013 para inscrever os débitos remanescentes no setor de dívida ativa, para concluir os cálculos.
Quem encontra-se em inadimplência com o pagamento do imposto do ano passado pode regularizar a situação junto à Dívida Ativa, localizada no Paço Municipal, parcelando em até 12 vezes, com multa de 2% e juros de 1% ao mês ou fração de mês.
NÚMEROS
20 de março
é a data do primeiro vencimento
38 mil
carnês previstos para serem entregues
5,84%
é a atualização monetária