Com uma virada garantida nos acréscimos, o Mogi Mirim venceu o lanterna Guaratinguetá por 2 a 1 na tarde deste sábado, no Estádio Vail Chaves, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
O Sapo quebrou o jejum de três jogos sem vitória e subiu momentaneamente da sexta para a quarta colocação do Grupo B, com 19 pontos. No entanto, com o complemento da rodada, foi ultrapassado pelo Juventude, que empatou em 1 a 1 com o Guarani na segunda-feira, em Campinas. O time gaúcho alcançou a pontuação do Sapo, que caiu para a quinta colocação em função de levar a pior no critério de saldo de gols.
O Mogi Mirim jogou desfalcado do zagueiro Henrique Motta, expulso na derrota diante da Portuguesa. Murilo atuou em seu lugar. O meia Carlinhos voltou a ser escalado como titular, no lugar de Diego Torres. Outra novidade foi a entrada do lateral-direito Edvan no time titular, com Romarinho sendo deslocado para a função de volante, tirando a vaga de Gilson, que foi para a reserva. Outra modificação do técnico Leston Júnior foi escalar o centroavante Jô, com o meia-atacante Kaio indo para o banco.
O JOGO
A partida começou com os dois times em busca do ataque. Apesar de jogar fora de casa, o Guaratinguetá tentava ocupar o campo de defesa mogimiriano, mas sem capacidade técnica para levar perigo. Ao Mogi faltavam intensidade e qualidade nas articulações, além de capricho nos momentos em que decidia arrematar para o gol.
O Mogi quase abriu o placar aos 23 minutos em uma sequência de dois lances perigosos. Em arremate da direita, Diego Clementino acertou a trave. No rebote, da esquerda, Carlinhos bateu firme e cruzado e o goleiro Flaysmar fez grande defesa, mandando para escanteio.
Na sequência, o Mogi chegou apenas em lances de bola parada, com cabeceios de Bruno Ré, após escanteio cobrado por Carlinhos, e de Murilo, depois de assistência de Romarinho em cobrança de falta, mas os dois arremates foram para fora.
O Guaratinguetá abriu o placar aos 36 minutos, com um golaço. Em jogada surpreendente, o lateral-esquerdo Elivelton arriscou chute de longa distância e acertou o ângulo direito do goleiro Gustavo.
Aos 40 minutos, Keké fez boa jogada pela esquerda, se livrando da marcação com categoria, mas finalizou mal, facilitando a vida do goleiro Flaysmar, além de ter perdido a chance de dar uma assistência para Gladstone, que estava livre no centro da área.
SEGUNDA ETAPA
O Mogi Mirim voltou do intervalo mais ofensivo, com a entrada do atacante Edmar no lugar do lateral-direito Edvan, com Romarinho indo para a lateral.
A segunda etapa foi amplamente dominada pelo Mogi, que impôs uma pressão, atacando a todo instante.
Aos 7 minutos do segundo tempo, Carlinhos chutou de fora da área, à esquerda do goleiro. Três minutos depois, Romarinho levantou bola na área na medida para Keké, que cabeceou no canto alto direito do goleiro Flaysmar e empatou a partida. Aos 14, após bola alçada na área, Edmar cabeceou e Flaysmar mandou para escanteio. Um minuto depois, o goleiro do Guaratinguetá defendeu cabeceio de Diego Clementino. Aos 24, o Mogi fez boa jogada em troca de passes no setor ofensivo: a bola chegou em Keké, que finalizou à esquerda do arqueiro visitante.
Aos 32 minutos, o Sapo perdeu uma chance clara de virar a partida. Em jogada pela esquerda, Bruno Ré tabelou com Luan e cruzou na área: Edmar ficou livre, de frente para marcar o gol, mas conseguiu fazer o mais difícil e chutar para fora. Aos 43, Lucas se livrou da marcação do Mogi na entrada da área e bateu rasteiro para defesa de Gustavo. Aos 45, Jô recebeu de costas e encontrou, livre na esquerda, Luan, que acabou escorregando na hora de finalizar. A virada veio aos 47 minutos. Kaio recebeu livre uma bola tocada da esquerda, após escanteio, e tocou para a rede: 2 a 1.
Esta foi a segunda vitória mogimiriana diante do Guaratinguetá na competição. No primeiro turno, em jogo válido pela terceira rodada, em Limeira, o Sapo havia vencido o adversário por 1 a 0.
O Mogi Mirim volta a jogar no dia 14, domingo, às 11h, diante do Tombense, no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos. Originalmente, a partida seria no próximo sábado, às 15h30, mas foi adiada por opção do clube mandante.