sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Prevenção: começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe

Prevenção: começa a campanha nacional de vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou no dia 17, segunda-feira. Mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários serão vacinadas. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização. A campanha segue em todo o país até 26 de maio, sendo que o dia de mobilização nacional será realizado no segundo sábado do próximo mês.

Mais de 54 milhões de pessoas serão vacinadas; 13 de maio será o dia de mobilização nacional (Foto: Divulgação)

Nesta 19ª edição, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Esses profissionais, bem como os demais grupos, terão direito a receber a imunização gratuitamente nas Unidades de Saúde Básicas (UBSs), no horário das 8h às 16h. Segundo o ministério, cerca de 2,3 milhões de profissionais da educação poderão se vacinar contra a gripe.

A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim escalonará os períodos de imunização contra o vírus da gripe (H1N1). O objetivo, conforme divulgou a Prefeitura, é atender a população de maneira tranquila, sem transtornos, e com qualidade. Em parceria com o Governo Estadual, a entrega das doses seguirá o critério determinado pela escala.

De acordo com a secretária de Saúde, Rosemary Fátima Silva, a Rose, a série de dias estabelecidos para a imunização também tem como meta atender os grupos prioritários. Além disso, o Dia D possibilita que o município seja plenamente protegido.

A doença
Essa gripe é contagiosa e começa de repente, provocando febre alta, dores musculares, dores de cabeça, sintomas respiratórios como tosse e coriza, mal-estar geral e, em algumas pessoas, vômitos e diarreia. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de partículas da tosse ou espirro e quando tocamos objetos contaminados com os vírus, colocando depois a mão na boca, olhos ou nariz.

Os sintomas podem aparecer do primeiro ao sétimo dia após o contágio e uma pessoa passa para outra a partir de 24 horas até o terceiro dia do início dos sintomas, mas esse período pode ser maior em crianças.

Os sintomas
Os sintomas da doença são febre alta (até 40º C) de aparecimento súbito, com duração de 3 a 5 dias; dor de cabeça, dor muscular, dor de garganta, tosse; cansaço (sintoma mais comum), podendo durar, com a tosse, por até três semanas, e dificuldade para respirar e risco de morte (pneumonia é a complicação mais observada).

Como prevenir
Lave as mãos sempre. Mantenha objetos de uso comum limpos, lavados com água e sabão ou higienizados com álcool gel a 70%. Beber muito líquido, dormir bem e manter uma boa alimentação também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Recomendações

Se você apresentar febre, tosse ou dor de garganta, pode ser sintomas de gripe:
– Evite aglomerações;
– Permaneça em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas;
– No caso de ir ao médico, informe seu quadro na recepção da unidade de saúde ou preste atenção aos avisos no local;
– Grávidas, crianças menores e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe;
– Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenços descartáveis e colocar no lixo após o uso;
– Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
– Mantenha uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Grupo de risco na primeira infância

– Crianças de seis meses a cinco anos incompletos;
– Gestantes (em qualquer fase da gestação) e puérperas (até 45 dias após o parto);
– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments