A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) terá início na próxima segunda-feira (12), para o grupo prioritário formado por crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. Esta fase inicial da vacinação vai até 10 de maio.
A Secretaria de Saúde realizará a aplicação dos imunizantes em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h. Na ocasião, os munícipes deverão apresentar documento de identificação pessoal e a caderneta de vacinação.
A exceção será os trabalhadores de saúde. Eles serão vacinados no sábado (17), das 8h às 15h, na UBS do Jardim Planalto e precisarão apresentar documento com foto, comprovante de vínculo com o serviço de saúde e/ou carteira de trabalho profissional.
A escolha por este local é que, no mesmo dia, as demais unidades serão utilizadas para aplicação das vacinas contra a Covid-19.
Para a imunização contra a gripe, as vacinas serão distribuídas semanalmente aos municípios. Para esta primeira semana, Mogi Mirim recebeu três mil doses e a previsão é que as demais sejam entregues nas próximas semanas.
A Vigilância em Saúde prevê que a cobertura de vacinação alcance 90% do público-alvo, composto por aproximadamente 9 mil pessoas.
“Os idosos com 60 anos ou mais serão inseridos em etapas posteriores da Campanha da Vacinação contra a Influenza porque estão sendo imunizados contra o coronavírus e há a necessidade de respeitar um intervalo entre cada tipo de vacina”, explicou a secretária de Saúde, Clara Carvalho.
Covid
Caso haja alguma pessoa que faz parte de um dos públicos-alvo da vacinação contra a Influenza e tenha tomado a vacina contra o coronavírus, ou que vá tomar a segunda dose nos próximos 14 dias, há a necessidade de se respeitar o intervalo de ao menos 14 dias entre uma vacina e outra. (Da Redação)