Mogi Mirim começa a vacinar mais dois grupos prioritários nesta primeira fase de vacinação contra a Covid-19.
Neste sábado (6) começam a receber as primeiras doses da CoronaVac os profissionais de saúde da rede privada. Na segunda-feira (8) será a vez dos idosos acima dos 90 anos.
Para esse público serão destinadas 1.340 doses, que chegaram ao município na tarde de quarta-feira, 3. Porém, a quantidade é insuficiente para a imunização de todos desses dois grupos.
Assim, amanhã poderão ser vacinados: médicos, profissionais de enfermagem, dentistas e auxiliares/técnicos odontológicos, farmacêuticos e demais profissionais de farmácia como técnicos e balconistas, e os fisioterapeutas.
Os demais profissionais serão vacinados em uma próxima oportunidade, assim que o município receber mais doses imunizantes.
Neste sábado, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estarão abertas das 8h às 16h para aplicação da vacina nos grupos prioritários dos profissionais de saúde da rede privada: UBS Aterrado, UBS Santa Clara, UBS Maria Beatriz e UBS Vila Dias.
A estimativa é de que 860 profissionais sejam imunizados nesta etapa.
Idosos
A partir de segunda-feira, 8, os idosos com mais de 90 anos começarão a receber o imunizante.
Durante o sábado, 30, a vacinação contra a Covid-19 ocorreu nas sete Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s). 303 idosos e trabalhadores destas instituições receberam as primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
“Na linha de frente, os profissionais de saúde estão expostos aos vírus devido à atividade essencial que realizam. Nesta circunstância, eles integram o primeiro público a receber a vacina durante a campanha, seguidos pela população mais afetada pela Covid, com maiores taxas de comorbidade e mortalidade, que são os idosos”, destacou a secretária de Saúde, Clara Carvalho. (Da Redação)