terça-feira, abril 22, 2025
INICIAL☆ DestaqueComeça o recadastramento de passageiros do transporte coletivo de Mogi Mirim

Começa o recadastramento de passageiros do transporte coletivo de Mogi Mirim

Os usuários do transporte coletivo urbano já podem realizar o recadastramento para a utilização do novo sistema de bilhetagem eletrônica. A medida em vigor é necessária porque o sistema deverá entrar em funcionamento nos ônibus que vão compor 50% da renovação da frota.

Prefeitura garante que billhetagem eletrônica levará mais segurança para quem usa os cartões (Foto: Divulgação)

De acordo com a Prefeitura, a ativação do sistema de bilhetagem eletrônica, associado à biometria dos usuários, garantirá mais segurança aos passageiros que utilizam cartões pré-pagos para custear seus deslocamentos, impedindo o uso dos cartões furtados ou perdidos por terceiros.

A atualização cadastral, autorizada pela Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços, segue recomendação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e do contrato assinado, no mês de setembro, pela empresa concessionária do transporte público, a Expresso Fênix Viação Ltda. No documento, a Prefeitura determina melhorias à população. No mês passado, o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSD) concedeu a anuência à Fênix para assumir o controle das ações da Santa Cruz Transportes.

O descumprimento de qualquer um dos pontos ajustados, ainda que se refira aos prazos concedidos, resultará na interrupção da concessão, além da aplicação de penalidades contratuais. A Expresso Fênix, empresa que atua no segmento de serviço de transporte de passageiros há 65 anos, está presente em mais de 30 municípios do Estado de São Paulo.

Pesquisa
Com o intuito de identificar os problemas do transporte público junto à população local, a empresa realizou, no período de 21 a 27 de junho, uma pesquisa de satisfação com os usuários em todas as linhas do serviço público de transporte em vários pontos da cidade. Foram entrevistadas 1.163 usuários.

Eles responderam a seis perguntas sobre a satisfação do serviço prestado com relação aos seguintes pontos: limpeza dos veículos, pontualidade, atendimento dos motoristas, horários, itinerários e manutenção dos ônibus. A manutenção dos coletivos, por exemplo, teve 74,68% de reprovação dos usuários. Nos quesitos horários e pontualidade, a qualidade do serviço também foi reprovada.

Propostas
Uma das propostas da Fênix é a renovação da frota de veículos. Para isso, a ordem de investimentos é estimada em R$ 8 milhões. De acordo com a empresa, no prazo de até 150 dias, será feita a renovação da frota de modo que a idade dos veículos não ultrapasse, no máximo, cinco anos. Atualmente, os ônibus da cidade têm idade média superior a sete anos.

Além de maior conforto aos usuários, a medida terá também um ganho ambiental, uma vez que os coletivos mais novos utilizam biocombustível e Arla 32, reduzindo em quase 100% a emissão de gases poluentes na atmosfera. A empresa ainda pretende investir R$ 400 mil na aquisição de um novo sistema de bilhetagem eletrônica, com reconhecimento biométrico, e na capacitação dos colaboradores.

Recadastramento

Usuários comuns, estudantes e vale-transporte:
Local: Rua Doutor Ulhôa Cintra, 891 – Centro

– Usuários idosos, portadores de necessidades especiais (PNE), PNE com acompanhantes e outras gratuidades:
Local: Av. Adib Chaib, 2.377 – Centro (Espaço Cidadão)

Dias: segundas às sextas-feiras, das 8h às 18h; sábados, das 8h às 13h

Medidas previstas no contrato e TAC

Serviços:
– Planejamento/criação de linhas urbanas para a UPA;
– Recadastramento biométrico de passageiros;
– Readequação dos itinerários e dos pontos de ônibus
em todas as regiões;
– Treinamento de pessoal: direção defensiva, direção
econômica e primeiros socorros;
– Renovação de 50% da frota por veículos 0 Km.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments