terça-feira, abril 15, 2025
INICIALColunistasComer bem é difícil? qualidade x quantidade

Comer bem é difícil? qualidade x quantidade

A pergunta acima tende a apresentar inúmeras respostas, pois parte das pessoas considera comer bem como algo fácil e natural, enquanto outra parcela, que vem crescendo o número de pessoas (como nos mostram os dados divulgados por órgãos relacionados à saúde no âmbito da obesidade), também pode achar que come bem. Quando questiono “comer bem”, não falo apenas da qualidade, mas também da relação desta com a quantidade de alimento ingerida.
Antes que alguém pergunte o quanto de, ou quais alimentos são melhores etc., a dieta é algo extremamente individual, motivo pelo qual os nutricionistas sérios quebram a cabeça para elaborar um cardápio que atenda da melhor forma possível os gostos, necessidades, rotina e saúde do paciente. Só para esclarecer, não sou nutricionista, desta forma não estou habilitado a elaborar a dieta de ninguém, pois apenas tal modalidade da área da saúde se ocupa desta função (fujam de profissionais pseudocapacitados!).
Contudo, algumas regras são extremamente fáceis de serem adotadas, como reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados, optando por alimentos naturais. A sentença “descascar mais e desembalar menos” resume bem tal regra. Outro ponto importante a ser feito é ler o rótulo dos alimentos. Os alimentos industrializados ou processados apresentam em seu rótulo os ingredientes utilizados na elaboração de tal, e tais são mostrados na ordem decrescente; logo, o primeiro ingrediente daquela embalagem será o de maior presença naquele alimento, o segundo será o de segunda maior presença e assim sucessivamente.
Um ótimo exemplo da vantagem de ler rótulos é o açaí, que é vendido a rodo nos mercados com a fama de ser saudável, embora seja um veneno, pois a forma que costuma ser comercializado se assemelha a um sorvete. “Mas sempre disseram que o açaí é supersaudável!”. De fato é, desde que se coma a fruta do açaí em sua forma natural. Banana é saudável, uva também, frutas em geral o são, porém consumir sorvete de banana, sorvete de uva ou de qualquer outra fruta, não é saudável. Se todos soubessem ler o rótulo, acredito que muitos deixariam de comprar tal alimento, pois saberiam que ele não é tão bom quanto a imagem que querem nos vender.
Consultei o rótulo de uma marca de açaí bastante popular e vejam a ordem dos ingredientes: polpa de açaí, água, açúcar, glicose de milho (+ açúcar! Talvez seja até pior…), aroma idêntico ao natural de guaraná, estabilizante carboximetilcelulose e regulador de acidez ácido cítrico. Ou seja, dentre os ingredientes apenas dois, a polpa da fruta e a água, são naturais. Os demais, e vale atentar que o 3º e o 4º item são enormes venenos, são produzidos artificialmente, industrializados, e assim se forma um alimento que não é saudável.
Considero que comer bem, de fato, não é tão fácil. Porém, está longe de ser difícil. Um pouco de pesquisa e boa vontade ajudará muito a melhorar a qualidade de sua alimentação.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments