Comerciantes de Mogi Mirim acreditam em uma retomada lenta e gradual após a quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19). O governo do Estado anunciou esta semana que permitirá a reabertura do comércio em geral a partir do dia 11, logo após o Dia das Mães.
A expectativa dos lojistas é de que o movimento inicial seja 30% menor que antes do isolamento social e vá crescendo mês a mês. A aposta mesmo é no segundo semestre, com o Dia das Crianças e, principalmente, com o Natal.
“Tinha que abrir antes do Dia das Mães, que uma das principais datas do ano pra gente”, queixa-se o comerciante José Carlos de Carvalho, dono da A Riviera Calçados.
Com a loja fechada para venda, ele está com meia porta aberta só para receber carnê.
“São 40 dias sem vender um par de sapato”, disse.Ainda assim, fez questão de manter todos os seus 16 funcionários, que trabalham em esquema de revezamento. Ele acredita que a situação deve melhorar aos poucos depois da retomada das atividades.
“Mas, para isso, é importante o mogimiriano prestigiar o comércio local”, disse.
A dona da Território Modas, Daiane Simoso, tem trabalhado neste período de quarentena com venda de suas peças de roupa pela internet.
“A gente anuncia na Internet, a cliente escolhe o modelo e vem retirar na loja ou a gente leva até ela”, disse.
Mesmo assim, verificou uma queda “considerável” nas vendas e no faturamento. Daiane também aposta numa retomada lenta no pós-quarentena.
“Até porque tem muita gente que ficou desempregada nesse período e não vai sair gastando”, disse Daiana. “Acho que vamos retomar mesmo o ritmo de antes do coronavírus só em 2021”, opinou.
Acimm
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), José Luiz Ferreira, o Zé da Pentagon, endossa o discurso dos colegas lojistas.
“Creio numa retomada gradual e constante”, disse o presidente da Acimm, chamando a atenção para as vendas pela Internet, que, segundo ele, é um caminho sem volta.
Mas a grande aposta da Acimm mesmo será o Natal. “Faremos o melhor Natal já visto em Mogi Mirim, que vai atrair o povo e alavancar as vendas”, garante Zé da Pentagon.