A Prefeitura usou de bom senso e atendeu a reivindicação dos comerciantes do entorno da Praça São José, na região central da cidade, para postergar o corte das oito sibipirunas.
A erradicação das árvores estava agendada para acontecer de hoje, quinto dia útil do mês, até quinta-feira, dia 10, justamente nos dias em que o comércio mais fatura. As ruas seriam fechadas na região.
Agora, o corte das sibipirunas foi reagendado para começar na próxima terça, dia 15, até quinta-feira, dia 17.
A Secretaria de Meio Ambiente explicou que a alteração de data tem por objetivo não prejudicar o comércio na semana do Dia das Crianças.
É que a operação ambiental prevista para a 1º fase da erradicação, que consiste na remoção da parte aérea das árvores, antes da retirada dos troncos, terá a necessidade de um esquema especial de trânsito, com o fechamento de vias na praça ao longo dos três dias de trabalho, das 7h às 17h.
Após o horário estabelecido a rua será limpa e o trânsito liberado. Em caso de chuvas, a poda será suspensa.
No mesmo local será feito plantio de ipês amarelos.
Laudos apontaram o envelhecimento e a pouca resistência das oito sibipirunas, o que compromete a segurança da população.
Jardim Velho
Outras três árvores de grande porte da Praça Floriano Peixoto – canafístula, fícus elástica e aldrago – também vão deixar de existir no cenário da Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho. A supressão delas é feita aos domingos.
Os trabalhos começaram no último dia 29 e devem ocorrer por mais uma ou dois finais de semana, quando o fluxo de pessoas é bem menor.
Uma empresa com sede em Itapira foi contratada para fazer o corte completo das 11 árvores condenadas a um custo de R$ 57,6 mil.