“Muitas lojas vão atingir vendas do período pré-pandemia e até passar, sinal que estamos retornando à normalidade”, avalia o comerciante José Luiz Ferreira, o Zé da Pentagon, presidente da Acimm. Fotos: Anderson MendesAs vendas do comércio varejista neste Natal de 2021 são um alento para a maioria dos comerciantes da cidade. Isso porque muitos deles estão tendo resultado igual ou até melhor em relação a 2019.
No geral, a expectativa de crescimento é de 10% em comparação com 2020, segundo a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm).
“Muitas lojas vão atingir vendas do período pré-pandemia e até passar, sinal que estamos retornando à normalidade”, avalia o comerciante José Luiz Ferreira, o Zé da Pentagon, presidente da Acimm.
Ele próprio já realiza um crescimento acima de 15% em sua loja em comparação com o ano passado e já superando 2019. Na Pentagon, 70% das vendas é para presente.
“Esse resultado é fruto de um trabalho bem feito o ano todo, com suporte das vendas online, que vamos continuar em 2022, além do bom atendimento aos clientes, da qualidade dos produtos e preço justo”, destacou.
O cliente tem opção de pagamento parcelado e troca facilitada em até 30 dias.
Para a maioria dos comércios, as vendas de Natal acontecem, de fato, nesta semana, a que antecede a data, e com pico hoje, dia 23, quando as lojas ficam abertas até as 22h. Amanhã, só até as 15h.
Esse movimento grande na última semana antes do Natal vale, por exemplo, para A Riviera Calçados e Atualle Boutique.
“As vendas nesta semana superaram as de 2020 em 25% e vamos atingir o patamar de 2019”, comentou o comerciante José Carlos de Carvalho, o Carlinhos da Riviera Calçados. Ele também dá prazo de 30 dias para trocas de produtos, além de facilitar o pagamento ao cliente.
“2021 está melhor que 2020 e nesta última semana, como sempre acontece, temos um “boom” de vendas, que deve superar em 20% em relação ao Natal passado. Com certeza vamos superar 2019 também”, comemora a comerciante Vanessa Bueno da Silva Franco, da Atualle. Na sua loja, as trocas podem ser feitas até o final do mês.
Assim como Zé da Pentagon, Vanessa vai seguir a tendência de vendas online, o e-commerce, e realização de lives em 2022.
A loja de departamentos Evolução também comemora um 2021 melhor que 2020 e até 5% acima de 2019. Mas neste fim de ano a estimativa é só empatar com dezembro do ano passado.
“Por duas razões: a primeira é que o ticket médio dos consumidores está menor, sem o auxílio do governo, e segundo, porque os shoppings estavam fechados ano passado e o comércio de rua e lojas de departamentos grandes como a nossa se beneficiaram dessa situação”, alegou o gerente de loja Raimundo Rodrigues Lacerda. “Mas, no todo, vamos fechar 2021 até melhor que no período pré-pandemia”, comemora.