Atendendo a uma demanda do comércio, o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) assinou decreto municipal, esta semana, sobre a flexibilização da atividade comercial aos sábados, por quatro horas.
Pelo novo decreto, será permitida a abertura do comércio em geral em Mogi Mirim já neste sábado (8) véspera do Dia dos Pais, das 9h às 13h.
As normas para a autorização da flexibilização comercial foram definidas por meio do decreto municipal 8201/20, publicado na edição online na quarta-feira, 5, do Jornal Oficial.
A decisão foi tomada após reunião da Comissão Técnica Municipal de Contingenciamento do novo coronavírus.
A permissão para abertura aos sábados atende um desejo da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sincomercio) e de comerciantes, em especial aqueles com comércio na região central.
“Pra nós, comerciantes, é um avanço considerável”, comentou o presidente da Acimm, José Luiz Ferreira, o Zé da Pentagon.
Segundo ele, a abertura aos sábados representa, dependendo do seguimento, de 30% a 50% no faturamento da semana.
Prevenção
A Prefeitura reforça a necessidade do cumprimento de medidas de contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública por parte dos comerciantes. Todos deverão cumprir os protocolos sanitários, com capacidade limitada a 20% de pessoas no local, o que inviabiliza a formação de aglomerações.
A utilização de máscara de proteção facial, o uso de álcool em gel e o distanciamento social são recomendações destinadas aos funcionários e clientes.
Outra determinação é a aferição de temperatura de cada pessoa antes de ingressar no estabelecimento, proibindo o acesso dos munícipes que apresentarem sinais de febre.