O comércio mogimiriano funcionará normalmente no período carnavalesco.
Pela primeira vez, as lojas estarão abertas durante o ponto facultativo, já que o setor vem se restabelecendo dos reflexos econômicos da pandemia e quer faturar numa época em que grande parte das lojas costumavam ficar fechadas.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), José Luiz Ferreira, o momento pede muita cautela, e isso já tem sido feito, afinal, a festa de Momo foi postergada para evitar aglomerações.
“Não há motivo para ficar em casa e não trabalhar. O momento para nós, do comércio, é delicado, e cada centavo que entrar fará toda diferença. Além disso, não é feriado”, disse.
Ferreira adverte que, mesmo a Prefeitura não funcionando, é possível que os comerciantes ergam suas portas e aproveitem cada segundo para aumentar a receita.
“Normalmente, neste período de carnaval muita gente viaja, gasta seu dinheiro fora, mas, agora que o país inteiro decidiu postergar a festa, ficou uma lacuna para nós que vivemos do comércio e estamos precisando vender” destacou.
Sincomerco
“A gente respeita quem vai guardar o dia [terça, 1º, tido como feriado de Carnaval]. Mas lembramos que Carnaval é ponto facultativo e ponto facultativo não é feriado. Portanto, vamos trabalhar, sim”, reforçou o presidente do Sincomercio, José Antonio Scomparin.
Sendo assim, o comércio mogimiriano abre normalmente hoje, das 9h às 18h, e funcionará no mesmo horário dias 28, 1º e 2 de março.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que os bancos não terão atendimento ao público nas agências durante o Carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Segundo a associação, a decisão segue uma resolução do Banco Central.
Com isso, o atendimento nas agências será retomado na Quarta de Cinzas, 2, com o expediente começando às 12h. O horário de fechamento das agências segue o de dias normais.
A orientação da Febraban para os clientes é o uso de canais digitais dos bancos para realizar transferências e pagamentos de contas enquanto as agências estiverem fechadas.
Já as contas de consumo – que inclui água, luz e telefone – e carnês cujo vencimento será em 28 de fevereiro ou 1º de março poderão ser pagos no dia 2, sem acréscimo de valor.