Na manhã de quinta-feira, 13, a C.D. apreciou o relatório da arbitragem da partida entre Fazenda Esmeralda e Martim Francisco, realizada no dia 2 de fevereiro. Uma denúncia em meio à defesa do Martim, de tentativa de agressão por parte do mesário da partida, Rogério Cassiano de França, também entrou em discussão.
Os atletas Guilherme Marreira e Gustavo Orlando Batista, do Martim Francisco, foram eliminados. A comissão decidiu pela aplicação do artigo 59 do Regulamento da Competição, que em seu parágrafo 2º, diz que os atletas ou membros de comissão técnicas que praticarem agressões físicas em membros da arbitragem ou da organização, ficarão suspensos dois anos.
Eles não podem participar de qualquer competição organizada pela Sejel neste período. O auxiliar técnico Daniel Oliveira, citado no relatório da arbitragem por incitar a violência durante a partida e também em meio à confusão no final da partida, também foi punido pela C.D. Ela se baseou no artigo 243-D do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que indica penas por incitar publicamente o ódio ou a violência, aplicando a multa mínima (R$ 100 – que deverá ser paga em cesta básica) e suspensão pelo prazo de 360 dias. Daniel deverá cumprir a suspensão em todas as competições organizadas pela Sejel.
Em relação a Rogério Cassiano de França, a comissão recebeu a defesa dentro do prazo e, ao apreciar o caso, verificou que o mesmo admitiu a tentativa de golpe, e justificou que apenas tentou se defender, já que estava no campo de jogo e sofrendo com tentativas de agressão. Desta forma, a Comissão Disciplinar decidiu pela aplicação da pena mínima indicada pelo artigo 254-A do CBJD. Rogério Cassiano de França foi suspenso por 15 dias contados do dia 14 de fevereiro, da data de publicação da ata.
Titular
Confirmações e mudanças na classificação da categoria titular da Copa de Futebol Rural. No domingo, 16, três partidas movimentaram a quarta rodada da competição e os mandantes tiveram 100% de aproveitamento.
A Piteiras fez 4 a 0 sobre a Fazenda Esmeralda, a Aparecidinha ganhou da Pedreira/Ponte Baixa por 1 a 0 e o Martim Francisco/Sítio da Chuva ganhou de 3 a 2 do Jardim Soares.
Com os resultados a Aparecidinha confirmou a passagem para a semifinal como líder da primeira fase, com 10 pontos, cinco a mais que o Soares, atual vice-líder. Neste fim de semana não haverá partidas devido ao Carnaval.
Aspirante
Quase tudo definido na categoria aspirante da Copa Rural. Martim Francisco/Sítio da Chuva, Aparecidinha, Piteiras e Pedreira já estão classificados para a semifinal. O Jardim Soares foi eliminado após a rodada de domingo, 16. O Alvinegro perdeu por 2 a 1 para o Martim Francisco, fora de casa.
A equipe não tem chances de avançar de fase e cumprirá tabela na última rodada, diante da Piteiras. No outro jogo do dia 16, a Aparecidinha registrou a maior goleada da competição ao fazer 9 a 1 sobre a Pedreira. Destaque para o goleiro Du, que abriu a goleada com um belo gol de falta.