A Comissão Técnica Municipal de Contingenciamento se reuniu nessa segunda-feira (14) para analisar as decisões tomadas pelo Governo do Estado no combate à Covid-19.
As medidas anunciadas na sexta-feira (11) pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), define regras de funcionamento das atividades econômicas devido ao novo coronavírus.
A Comissão definiu pelo acompanhamento das decisões do decreto estadual, que autoriza o funcionamento das atividades comerciais e dos shoppings centers por 12 horas diárias, não excedendo o horário das 22h.
Os bares e beer (lojas de conveniência) poderão funcionar das 6h às 20h. Lanchonetes, restaurantes e padarias poderão funcionar 12 horas diárias nos horários compreendidos entre 6h e 22h.
Não haverá a necessidade de um novo decreto municipal.
Após analisar os dados epidemiológicos do município, que apresenta aumento de casos, mas com baixa taxa de ocupação das UTI’s nos hospitais da cidade, a comissão decidiu por intensificar ações de conscientização e fiscalização durante o mês de dezembro, como o uso de máscaras pela população e o distanciamento social.
As equipes da Vigilância em Saúde fiscalizarão o comércio nesse final de ano, sempre com o intuito de orientar e garantir a segurança da população e dos prestadores de serviço.
Segundo o secretário de Saúde, Ederaldo Moreno, as ações nunca foram paralisadas e o aumento no número de casos confirmados, infelizmente, é uma realidade mundial.
“Mas cabe ressaltar que Mogi Mirim, diferentemente de Mogi Guaçu, Itapira e outras 60 cidades não foi colocada em alerta pelo Governo do Estado em razão dos indicadores da pandemia. Estamos com nossas taxas de aumento de internação e ocupação de leitos por pacientes controladas”, destacou o secretário.
A Comissão Municipal de Contingenciamento, contudo, demonstrou preocupação com uma possível disparada de casos no começo do ano e, por isso, decidiu também reforçar campanhas para o uso de máscaras e ações de prevenção que serão feitas principalmente na região central da cidade junto à população. (Da Redação)