Uma comitiva formada por vereadores e moradores de Mogi Mirim se reuniu na tarde da última quinta-feira com o secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, e outros representantes da pasta, na sede da secretaria, na capital paulista. Na pauta, melhorias na segurança da zona rural do município, assolada por uma série de roubos a residências e chácaras nos últimos meses. De efeito prático, a promessa por melhorias na área, com ações pontuais que devem tentar sanar a onda de violência. Embora a expectativa seja por melhorias rápidas, não foi estipulado um prazo para que as medidas sejam colocadas em ação.
Participaram da reunião os vereadores Maria Helena Scudeler de Barros (PSB), Luzia Cristina Côrtes Nogueira (PSB), Cinoê Duzo (PSB), Jorge Setoguchi (PSD), Osvaldo Quaglio (PSDB), Manoel Palomino e Laércio Rocha Pires, ambos do PPS, além de moradores da zona rural. O vereador Luiz Guarnieri (PSB) foi representando por seu assessor, Felipe Vedovato de Sousa.
Pedidos
As reivindicações passaram pelo aumento no contingente da Polícia Civil, passando pelo reforço de delegados, investigadores e escrivães, suprindo a falta de profissionais no setor. Sugestões visando melhorar o desempenho da Polícia Militar (PM), como a centralização do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) em Campinas e a digitalização da Rede Rádio, assim como o aumento de seu efetivo, também foram dadas.
A sinalização do Estado foi favorável, segundo os vereadores. Uma das soluções que devem ser colocadas em prática já nos próximos meses são blitze policiais visando coibir a ação dos bandidos. Um grupo especializado neste tipo de trabalho pode atuar nas blitze junto à Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar.
A digitalização da Rede Rádio ficaria para um segundo momento, já que deve ser estendida para diversos municípios do Estado, com a necessidade de um trabalho mais técnico e elaborado.