Na terça-feira (11), estiveram na Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, os secretários municipais Oberdan Quaglio (Meio Ambiente), Massao Hito (Governo) e Maria Helena Scudeler de Barros (Relações Institucionais), representando o prefeito Paulo Silva (PDT).
Eles foram recebidos pelo Secretário de Meio Ambiente do Estado (SMA), Marcos Penido, por Vilma Geraldi, do Departamento de Fauna (DEFAU) da Secretaria e por técnicos da SMA.
O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSB), responsável também pela apresentação dos pedidos ao secretário estadual.
A pauta da reunião foi resumida em três assuntos principais: O fechamento do Zerão, a doação de mudas e de um caminhão pipa para combate a incêndios no município.
Em relação ao fechamento da área do Complexo do Zerão, o secretário Marcos Penido foi categórico após a explanação de Oberdan Quaglio.
“O fechamento será realizado, não podemos relevar as mortes em detrimento ao isolamento da área para que os animais tenham acesso ao mesmo espaço que a população utiliza”, dito isso, ficou a cargo dos técnicos da SMA realizarem os passos subsequentes para viabilizar a autorização.
A solicitação realizada para a doação de mudas ao município gira em torno da baixa cobertura vegetal arbórea.
O pedido é que a SMA realize a doação de uma muda para cada habitante de Mogi Mirim. Assim, após realizado o Plano de Arborização Urbana, que está em andamento, a população poderá contribuir para a ampliação da cobertura arbórea no município, plantando uma muda de acordo com o referido plano.
O pedido do caminhão pipa gira em torno do Programa AGRO SP + Seguro, o qual a Prefeitura de Mogi Mirim é signatária e está em vias de ser contemplada, de acordo com o relato do secretário, com o recebimento de uma viatura, uma caminhonete 4×4 para patrulhamento, além do caminhão pipa de combate a incêndios. (Da Redação)