A presença da ansiedade em nossas vidas é muito importante e é graças a essas emoções que o nosso organismo reage às diversas ameaças e nos faz lidar de maneira eficiente contra elas. Em um nível adequado, ter ansiedade é absolutamente normal e esperado. Ocorre que, diante a pandemia, muita gente está com o nível de ansiedade muito mais elevado que o normal e isso é bastante complicado, pois nos mantém em níveis de alerta constante, o que, claro, faz muito mal para a nossa saúde.
Mas como melhorar isso de forma natural? Existem várias formas, desde a prática de atividades físicas, a melhora da qualidade do sono e se alimentando bem. A alimentação tem papel importantíssimo na prevenção e até no tratamento de algumas doenças. Há fundamentação científica que mostra que a alimentação saudável proporciona benefícios para a saúde física e mental, reduzindo os sintomas da ansiedade. Assim sendo, vamos conhecer alguns alimentos e como eles podem ajudar no controle da ansiedade:
Probióticos e prebióticos melhoram a saúde e o equilíbrio da flora intestinal, aumentando a disponibilidade de triptofano e também a produção de serotonina, conhecido como “hormônio da felicidade”. Os alimentos capazes de fazer esta função são: iogurtes (veja o rótulo) e leites fermentados (probióticos) e frutas, hortaliças, aveia e outros cereais integrais (prebióticos).
Acrescente na sua rotina os alimentos ricos em ômega-3, já que eles são capazes de atenuar as respostas inflamatórias do organismo, que podem piorar os casos de ansiedade. Inclua sardinha, atum, camarão, linguado, óleo de canola, linhaça e nozes.
As vitaminas do tipo B (B6, B9 e B12) também participam ativamente na produção e no metabolismo da serotonina, tão importantes para amenizar a ansiedade. São fontes destas vitaminas: B6 – carnes vermelhas, fígado, leite, ovos e gérmen de trigo; B9 – vísceras, feijão, milho, vegetais verdes (espinafre, brócolis, couve), abóbora, batata inglesa, cenoura, abacate, laranja, maçã, carne vermelha, carne de porco, ovo, leite e queijo.
A vitamina C e E podem atenuar o estresse oxidativo (radicais livres do organismo), que costumam estar associados ao surgimento da ansiedade. Portanto, consuma alimentos fontes destas vitaminas: vitamina C – acerola, goiaba, laranja, lima, limão e hortaliças como brócolis e pimentão e vitamina E – óleo de germe de trigo e outros óleos vegetais, vegetais verdes, gema de ovo, manteiga.
O cacau também pode contribuir no combate desses danos, então, consuma chocolates com teor acima de 70% cacau. O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano e ele é capaz de converter o triptofano em serotonina. São fontes os vegetais verdes escuros, carnes, peixes, leite, cacau, cereais, oleaginosas (castanhas do Pará, nozes e amêndoas). Lembre-se. Alimentar-se de forma consciente e equilibrada, ajudará não só seu corpo, mas também a sua mente.