“Seja você a mudança que quer para o mundo”. Apesar de batida, tal sentença é de uma sabedoria incrível, afinal é impossível mudar o mundo, sem que faça mudança em si próprio. No aspecto do sedentarismo, é necessário que a força de vontade esteja presente na mudança que busco para o mundo, pois praticar exercícios físicos vai contra a natureza. Isso mesmo: se exercitar não é algo natural. Para corroborar tal afirmação, faço uso das palavras do Dr. Dráuzio Varella:
“Eu sempre me pergunto por que uma coisa que todo mundo sabe que faz bem, e quando a gente pratica sente uma sensação de bem-estar, (é algo que) ninguém faz. Sabe por que muitos não conseguem praticar exercícios físicos? Porque a atividade física é contra a natureza. Se você vai ao zoológico, já viu alguma girafa correndo para perder a barriga, ou uma onça dando um pique?
Nenhum animal desperdiça energia. Eles gastam energia apenas em três situações: em busca de sexo, comida e para fugir de predadores. Tendo essas três necessidades satisfeitas, o animal fica parado para economizar energia”.
Tal situação também ocorre com os seres humano. Afinal, historicamente a raça teve de conviver com escassez de alimentos, o que moldou nosso cérebro para comer o máximo quando possível e economizar energia descansando.
Desta forma, o exercício físico é contra a natureza, contudo nossos ancestrais o praticavam, sem se dar conta, para conseguir alimento, seja caçando, colhendo ou cultivando a terra sem máquinas modernas, o que não permitia que eles fossem sedentários.
Por um mundo melhor, em especial para você, saia do sedentarismo! Comece agora a mudança, pois, com força de vontade, tudo se torna possível.
Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)