Semana retrasada falamos um pouco sobre emagrecer sem sofrimento e citei algumas regrinhas básicas de quem quer seguir uma reeducação alimentar. Além das já citadas que eram: Não pular refeições, alimentar-se de três em três horas, comer devagar e hidratar-se, temos outras abaixo que vão fazer a diferença pra quem definitivamente quer emagrecer sem sofrer! Vamos lá?
1) Reeduque seu paladar: É muito importante para um emagrecimento efetivo e duradouro a mudança de hábitos. A indústria a cada dia nos atrai para a compra de produtos cada vez mais cheios de aromatizantes, corantes, sódio e açúcar, por isso dê preferência para comida de verdade. No início pode parecer difícil, mas depois que acostumar com o sabor dos alimentos de verdade, nunca mais vai querer produtos industrializados! Experimente temperos naturais ao invés dos temperos prontos do supermercado, sucos naturais, adoçantes naturais, como stevia, e até sucos e café sem açúcar. Faça seu paladar adaptar-se aos novos sabores e você terá muito mais benefícios.
2) Faça trocas inteligentes: Trocar carboidratos simples (pães, biscoitos, arroz branco, açucares, refrigerantes, entre outros) por carboidratos complexos (pães, arroz e macarrão integral) é a maneira mais sensata de emagrecer sem sofrer. Os alimentos integrais não são menos calóricos, no entanto possui alto teor de fibras e vitaminas, auxiliando o organismo no controle do colesterol, glicemia e mantém a sensação de saciedade por muito mais tempo. Opte sempre por cortes de carne magros ao invés de embutidos e frituras. Ovos também deve ser uma opção para as refeições, principalmente para o café da manhã.
3) Pratique exercícios: Alimentação saudável é tudo, mas exercícios físicos colaborarão para sua disposição e sanidade mental. Qualquer exercício libera hormônios do bem estar e fará com que você não abandone a sua alimentação correta.
4) Tenha metas: Estipule metas e prazos, mas sempre possíveis de serem alcançados. Nada de dietas mirabolantes, que atrapalhará sua saúde e fará com que o emagrecimento não seja efetivo, causando um efeito rebote no final. Objetivos claros ajudarão você chegar onde quer!
Faça seus planejamentos e na medida que for atingindo seus objetivos, aumente o grau de dificuldade. Comer corretamente não deve ser sinônimo de sofrimento e sim de satisfação pessoal, conforme os resultados forem aparecendo você estará cada vez mais motivado a mudar. Comece já e não se arrependerá!