sábado, novembro 23, 2024
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Como fazer a diferença e vender mais

As ferramentas online aproximaram mesmo as pessoas. Um exemplo disso é que, nesta semana, pude ouvir e dialogar com Raul Candeloro. Para quem não o conhece, ele é o gestor da Revista Venda Mais. Lembrei de comentar sobre o Raul, por ter sido indagado por um cliente que desejava saber por que alguns vendedores de sua empresa vendem mais que outros?

Para responder uso alguns trechos da minha conversa com Raul Candeloro, que acredito serem muito fiéis à realidade e que podem contribuir muito com todos. Os clientes preferem um vendedor a outro por vários motivos. Primeiro, todos nós procuramos negociar com pessoas que gostam de fazer negócios, ou seja, gostam do que fazem e falam com entusiasmo. Quando encontramos um vendedor que abre espaço para isso, ele ganha muitos pontos.

Outra coisa que apreciamos é de tratar com pessoas que cumprem o que prometem e prometem o que realmente vão fazer. Isso traduzido, podemos dizer que, em uma empresa, quando o vendedor passa um prazo de entrega, esse precisa ser cumprida e caso não o seja, o aviso não pode ser delegado a outro departamento e sim para aquele que vendeu. Esse cuidado se transforma em confiança.

O que cativa em um vendedor é quando ele nos mantém no foco e esclarece dúvidas, define o que realmente necessitamos. Algumas vezes achamos que sabemos o que precisamos, mas o bom vendedor sabe que não e nos oferece o que pode realmente solucionar nosso problema ou necessidade.

Como é bom encontrar um vendedor ético e honesto, que aprecia um relacionamento duradouro com o cliente. Vendedor que diz a verdade e não fica apenas no discurso. Sabemos que a primeira impressão é a que fica. Um vendedor que cuida de sua aparência, com ar de limpeza, uma camisa passada, uma blusa sem muito decote, um sorriso no rosto. Isso cativa o contato e passa a vontade de voltar a comprar com essa pessoa.

Entre muitas coisas que ajudam a vender é um vendedor que está sempre tranquilo, seguro dos conhecimentos e firme nas informações, sem ser arrogante ao ponto de desconsiderar as informações do cliente. E o ponto alto do sucesso é que gostamos do vendedor que ouve, que presta atenção ao que estamos dizendo, tanto na forma verbal como na nossa expressão corporal.

Costumo frequentar uma loja de sapatos e nela sempre procuro a mesma vendedora. Quando chego, ela me chama pelo nome, sorrindo. Depois, pergunta o que preciso, e logo me traz, não apenas a opção pedida, mas oferece quatro ou cinco opções na mesma linha.

Enquanto experimento, vai falando sobre a qualidade e durabilidade do produto, incrivelmente, ela faz isso enquanto atende outros dois clientes com o mesmo sorriso. Em momento algum tenta me vender o mais caro, ao contrário, no momento da escolha, mostra os itens que estão com os melhores preços para que eu saiba realizar o melhor negócio. Essa vendedora é um exemplo para mim. Obrigado por me atender bem, Roseli.

Boa semana a todos e, como diz Raul Candeloro, “Venda Mais!”.

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