A forma ideal de melhorar e manter a saúde é praticando exercícios físicos moderados e regulares. Eles, de forma geral, mantêm o coração bombeando, o sangue e o corpo se movimentando, contribuindo para uma vida mais longa e mais saudável.
Além disso, também oferecem a oportunidade de potencializar a função dos músculos, dos tendões e dos ligamentos, fazendo com que as articulações alcancem a sua amplitude saudável de movimento. Essa é a vantagem a curto prazo, que torna o corpo menos suscetível à dor e à rigidez. A vantagem a longo prazo é que reduz as chances de osteoartrites e de outras patologias degenerativas, como explica a American Physical Therapy Association. E para praticar regularmente a caminhada, quais são os cuidados e recomendações que devemos seguir?
Caminhar com os braços ao longo do corpo é uma das maneiras mais simples de manter a aptidão cardiovascular. Inicie com passos moderados durante alguns minutos para se aquecer, e só depois estabeleça o ritmo que ache possível permanecer pelo tempo que determinou caminhar.
Se estiver sedentário, é necessário ajustar o ritmo e a distância que irá caminhar, aumentando gradualmente seu esforço com aceleração do ritmo e aumento do percurso. É ideal utilizar calçados que aumentem a absorção de impacto.
Não é recomendado carregar pesos para trabalhar a parte superior do corpo, pois isso pode interferir em sua passada, envolvendo o balanço vigoroso dos braços, além de poder provocar lesões nos ombros. E nunca use pesos nos tornozelos. Eles tornam impossível uma marcha correta, podendo provocar lesões decorrentes de movimentos repetitivos em sobrecarga não somente no quadril, joelho, tornozelo, como também na coluna vertebral.
O essencial é que mantenha sempre em atenção o alinhamento postural, a forma, a passada e o balanceio dos braços, durante a prática da caminhada. Para orientação de seu programa de exercícios físicos procure um profissional de Educação Física, certifique-se que ele possui a formação completa e que está habilitado para desempenhar a função de um profissional da saúde.