Dia desses recebi uma pergunta: “Como devo proceder para fazer discípulos para Cristo? Estou vendo vários canais de TV, programas religiosos, mas não entendo que o conteúdo seja evangelizador, como devo proceder para fazer discípulos para Cristo?”.
Entendamos: a palavra discípulo vem do latim DISCIPULUS, que significa aluno, seguidor, estudante. Essa palavra procede do verbo DISCERE, significando aprender; é formada pelo prefixo DIS, que significa fora, mais a palavra CAPERE, literalmente: pegar, agarrar intelectualmente. Discípulo é aquele que aprendeu a guardar! É aquele que foi preenchido com algo que lhe veio de fora, neste caso, com o conhecimento intelectual, racional e também afetivo da pessoa de Cristo.
Necessariamente, para fazermos discípulos de Cristo, temos que ensinar as coisas de Cristo; noutras palavras, evangelizar! Evangelizar não é falar de Jesus Cristo; evangelizar é levar, com a ajuda da graça do Espírito Santo, o outro, o/a ouvinte, a entender – biblicamente – quem é Jesus Cristo. Portanto, o processo para fazermos discípulos do Senhor Jesus passa, necessariamente, pelo magistério, pela transmissão da mensagem bíblica e apostólica que nos ensinam quem é Jesus. Mas, só pode dar algo, aquele (a) que tem o que dar, ou seja, ninguém dá o que não tem! Eu não posso dar ao outro(a) o conhecimento sobre Jesus Cristo se eu não possuo esse conhecimento dentro de minha estrutura; eu não posso fazer ninguém se tornar discípulo(a) do Senhor, se eu não sou, também, discípulo!
Essa é a pedagogia da graça sobrenatural, concebida pelo próprio Cristo: você só transmite o que há em ti! Por isso é que muitas vezes vemos programas religiosos que não transmitem o conteúdo “Cristo”: falam, falam e falam, mas não ensinam! Fazer discípulo é transmitir o entendimento espiritual e ético de quem é Cristo, mas também ensinar a guardar Esse preciosíssimo conteúdo com a razão da inteligência e com a razão do amor puro!
Peço ao bom Deus, Pai de Jesus Cristo, Nosso Senhor, que suscite em você nesta semana, a fome e a sede de entendimento sobre a pessoa real de Jesus Cristo, gloriosamente ressuscitado dentre os mortos e eternamente vivo!
Dom Pedro Paulo Teixeira Roque, Bispo Coadjutor de Jundiaí, SP – ICAB.
E-mail: [email protected]
Tel. 19 – 9.9996-0607