Em 2022 as festas começaram mais cedo: Copa do Mundo, confraternizações, Natal, Ano Novo. Muitas comemorações, muita comida, muita bebida e, claro, o medo de ganhar peso.
Final de ano é simbolizado por muitas festas e não devem, em hipótese alguma, ser motivo de culpa, mas sim de comemorar, estar em boas companhias, estar na presença de quem mais amamos.
Muitas pessoas acreditam que adotar estratégias compensatórias, como fazer exercícios físicos em demasia, pular refeições ou fazer jejum prolongado, resolveria a comilança desta época, mas acredite, isso pode ser muito prejudicial.
É preciso escutar o nosso corpo. Ao invés de se privar de alimentos que gostamos ou realizar dietas muito restritivas, perceba quando seu corpo já está saciado ou quando é preciso descansar. Assim você certamente não passará dos limites nas festas de confraternização.
Lembre-se que não há alimentos bons ou ruins. Não é um alimento, uma refeição ou uma festa que vai colocar tudo a perder. O que vai te prejudicar é a permanência nos maus hábitos.
E aprenda a lidar com as comemorações. Você não precisa restringir sua alimentação nos dias que antecedem as festas.
Seu corpo, na verdade, precisa estar bem nutrido e sua mente consciente de que é só uma comemoração, que você não precisa comer tudo de uma vez em um só dia apenas porque comeu menos nos dias anteriores.
Se hidrate! Estamos no verão e também geralmente o consumo de bebidas alcoólicas nesta época do ano aumenta e a desidratação também. Portanto, consuma muita água para que seu corpo funcione adequadamente.
Um exagero ocasional é totalmente normal, especialmente nesta época do ano. Não se culpe! É comum querermos comer algo diferente ou um pedaço a mais daquela sobremesa deliciosa. O que se tem que ter em mente é que logo após a celebração, é preciso voltar à normalidade.
Nada de restrições ou dietas malucas. Priorize a comida de verdade, fresca e caseira, nos horários habituais. Volte aos exercícios físicos, continue tomando água, enfim, dê espaço ao seu corpo para que ele volte a funcionar sem grandes impactos e tudo ficará bem.
Mais um ano se passou e eu sigo aqui com as dicas de “coma com consciência”. Agradeço a cada leitor pela companhia e pelo ano abençoado e que possamos estar juntos em 2023.