Por Marcel Alex Soares dos Santos @drmarceldermatologista
Se você quer ter uma pele mais firme, saudável e bonita por muito mais tempo, saiba que o colágeno tem um papel fundamental nisso. O colágeno produzido pelo nosso corpo traz sustentação e elasticidade para a pele.
Com a ação do tempo, no entanto, é comum que sua produção caia no nosso organismo, acelerando nossos sinais de envelhecimento. Nesse sentido, aumentar a quantidade dessa substância é fundamental para combater esses efeitos.
Tomar colágeno funciona?
Ajuda, mas não funciona da maneira como você imagina. O colágeno é uma proteína e – como todo aminoácido – quando está em nosso corpo pode ser utilizada para as mais diferentes finalidades, não somente para a pele. Só quando todo o estoque de colágeno do nosso corpo está reposto é que sobra um pouco para a pele.
Vale dizer também que usar cremes à base de colágeno também não traz muitos benefícios, já que as moléculas de colágeno são grandes demais para serem absorvidas pela nossa pele. Esses cremes mais hidratam do que repõem o colágeno.
Por isso, a forma mais eficiente é estimular nosso corpo a produzir o colágeno que precisa consumindo os alimentos adequados e realizando os procedimentos corretos.
E quais são os procedimentos que ajudam a estimular uma maior produção de colágeno pela nossa pele?
Os dois tratamentos com melhor resultado para estímulo de produção de colágeno e diminuição da flacidez são aplicação de bioestimuladores de colágeno na pele e ultrassom microfocado.
Os bioestimuladores de colágeno são substâncias aplicadas diretamente na pele e que estimulam a produção de colágeno no local onde foi feita a aplicação.
O ultrassom microfocado é uma tecnologia que funciona por meio do aquecimento de camadas mais profundas da pele provocando uma espécie de microcoagulação, reduzindo a flacidez da região ao estimular a produção de colágeno. Trata-se de uma opção mais suave e menos invasiva.
Outros procedimentos indicados para estímulo da produção de colágeno são: fios de PDO, laser fracionado, peelings, microagulhamento, skinbooster e preenchimentos de ácido hialurônico.
Cada paciente tem indicações diferentes para cada procedimento. Agende uma consulta com o seu dermatologista para saber qual é a melhor alternativa de tratamento para você.