segunda-feira, abril 21, 2025
INICIALColunistasComo melhorar a postura curvada das costas?

Como melhorar a postura curvada das costas?

É comum observarmos pessoas que se apresentam com os ombros caídos, pescoço projetado para frente e costas corcundas.
Isso pode surgir ao longo do tempo, seja através de excesso de trabalho, por desatenção da postura e consciência corporal ou até mesmo em estado depressivo. E, o pior, é que, em inúmeras vezes, a própria pessoa nem percebe que estas modificações estão ocorrendo em seu corpo até que surjam os desconfortos e as dores.
Costumo dizer que o que nos guia para uma postura adequada é o posicionamento correto dos ombros, é fácil observar quando a postura está incorreta se identificar que ombros e braços estão projetados para frente e não ao lado do tronco. Ou seja, se os ombros estão protusos.
É possível realizar um teste em casa: fique de costas para uma parede e encoste nela os ombros e o bumbum. Perceba se seus ombros ficaram longe demais da parede e, se sim, você pode estar apresentando a protusão dos ombros.
A boa notícia é que há possibilidade, sim, de melhorar ou prevenir que isso aconteça. De modo geral, é necessário manter fortalecidos os músculos das costas, do peito e dos abdominais, assim como a flexibilidade de todos estes. Estes grupos musculares fracos e encurtados propiciam uma tendência maior para os ombros ficarem caídos e projetados para frente, aquela barriguinha solta e uma corcunda, conhecida como hipercifose.
O que podemos realizar para corrigir esta postura é praticar exercícios físicos, regularmente, e desenvolver o fortalecimento e alongamento necessários; desenvolver a consciência corporal e fazer ajustes posturais ao longo do dia; e, ao sentar, garantir que o quadril está bem estabilizado e distribuído na cadeira, as costas apoiadas no encosto e os pés no chão, sem cruzar as pernas.
O quanto antes fazermos este bem para nossa saúde postural, melhor. Ajude também quem está perto de você a observar isso. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, nós mesmo não nos policiamos e precisamos de alguém que nos dê este alerta.

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments