Por Marcel Alex Soares dos Santos
@drmarceldermatologista
Remover a maquiagem é uma das regras mais importantes quando se trata de cuidados com a pele. Isso porque esse hábito simples pode ajudar a prevenir o surgimento de vários problemas no rosto, como excesso de brilho, envelhecimento precoce, cravos e espinhas. Jamais se deve dormir com a maquiagem ainda na pele. Siga abaixo algumas dicas de como remover a make corretamente:
Passo 1) Remova o excesso de maquiagem: se você tem o costume de investir em uma make mais elaborada, o ideal é começar retirando o excesso de cosméticos que estão depositados na pele para facilitar o restante do processo. Nessa etapa, vale umedecer um pedaço de algodão com solução micelar e passar no rosto. Repita o processo até que o algodão saia bem limpo.
Passo 2) Lave o rosto com um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele: depois de remover o excesso de maquiagem, é hora de finalizar a limpeza da pele! Para isso, deve ser usado um sabonete neutro na região dos olhos e no restante da face o produto específico para cada tipo de pele. Quem possui a pele oleosa, por exemplo, deve apostar em produtos com que auxiliam na remoção do excesso de oleosidade e que não agridam a barreira cutânea. Limpe o rosto com movimentos circulares e suaves e, em seguida, enxágue.
Passo 3) Hidrate a pele: o uso de maquiagem somado com a limpeza facial pode deixar a pele um pouco ressecada. Por isso, é fundamental apostar em um hidratante que reponha a água e os nutrientes perdidos nesse processo, devolvendo a maciez e o viço para a região. Mas lembre-se, é importante escolher um hidratante facial que se adequa às suas necessidades. No caso da pele oleosa, por exemplo, o recomendado é investir em produtos oil-free e com ativos que restauram a barreira cutânea sem favorecer o aparecimento de cravos e espinhas.