Caminhar nada mais é do que colocar, a cada passo, todo o peso do corpo sobre uma perna e pé e, depois, sobre a outra.
A marcha, como podemos nos referir, é uma atividade repetitiva que ocorre sempre envolvendo os mesmos músculos, articulações e outras estruturas por incontáveis vezes. E, considerando todas as caminhadas que fazemos dia a dia, estes esforços podem se acumular.
Cada um possui seu estilo próprio de caminhar; se você arrasta os pés, salta, dá passos largos ou se movimenta ativamente, isso é uma característica da sua marcha.
Ela é de grande importância para seu bem-estar, pois como a postura, a marcha determina a distribuição do esforço pelas diversas partes das pernas e dos pés. Uma maneira adequada de caminhar direciona corretamente os esforços, de forma que os músculos, as articulações e outras estruturas corporais estejam bem preparados para suportá-los.
Convido-lhe a realizar uma autoanálise de sua marcha. Caminhe em direção ao espelho, examinando-se: as pernas se movem de maneira ritmada, sem “mancar”; as passadas estão de comprimento uniforme; os joelhos apontam para frente, sem se virarem nem para dentro nem para fora; seus braços balançam ritmicamente, contrabalançando as pernas; os quadris ficam nivelados, movendo-se suavemente a cada passo, sem subir, descer ou balançando demais para os lados; o calcanhar é a primeira região do pé que entra em contato com o solo; consegue “desenrolar” os artelhos (dedos dos pés) terminando com o grande artelho (“dedão do pé”) e, finalmente, observe se o corpo mantém uma boa postura.
Uma marcha sem essas características não está adequada e, com isso, aumentará a probabilidade de prejudicar seu corpo. Podendo, sim, desencadear lesões nos pés, artelhos (dedos dos pés), tornozelos, joelhos e até na coluna vertebral.
Então, é só ter atenção na qualidade de sua marcha. Observe como você caminha no dia a dia, e seu corpo lhe será grato!
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física