segunda-feira, setembro 16, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Complexo do Nias, na zona Leste, aguarda verbas federais para reformas

Complexo do Nias, na zona Leste, aguarda verbas federais para reformas

O Núcleo Integrado de Atividades Sociais (Nias) Vereador Antonio Carlos Guarnieri “Toca”, no bairro Mogi Mirim II, zona Leste da cidade, foi destaque em diversas reportagens de O POPULAR, desde sua inauguração, em 2012. Mas, infelizmente, a maior parte destas matérias não foram com o foco em competições e na utilização do espaço para as práticas esportivas e de lazer, como a população sempre esperou. A última reportagem, foi em janeiro deste ano.
Estivemos lá mais uma vez. Ontem, em meio ao local todo deteriorado, algumas crianças soltavam pipa no espaço. O alambrado, que deveria envolver todo o complexo, já não existe mais. Só sobraram os troncos que, agora, já não têm mais serventia. A área verde, pelo menos, foi cortada há pouco tempo, aparentemente.

Com as ações do tempo e de vândalos, vestiários do espaço público ficaram inutilizados (Foto: Everton Zaniboni)

Por muitos anos, o espaço foi esquecido pelo Poder Público e a desordem se instaurou: sem vigia constante, as construções do espaço foram se deteriorando, por conta da ação de vândalos, tornando o espaço inutilizável para as atividades sociais. A Prefeitura, por sua vez, não fez as manutenções necessárias, o que tornou o espaço um local perigoso. Para se ter uma ideia, em fevereiro do ano passado, um corpo foi encontrado cinco dias depois do crime, carbonizado e enterrado em uma área do complexo.
Porém, essa é uma situação que pode começar a melhorar, após os trâmites para a liberação de uma verba de pouco mais de R$ 243 mil, feitos pela Prefeitura e pela Câmara de Mogi Mirim. A verba é federal e deve ser repassada ao município por meio de uma emenda parlamentar, proposta pelo então deputado Silvio Torres, para modernização do espaço e serviços de reforma dos sanitários, vestiário e portaria, que estão deteriorados, por conta do vandalismo.
A vereadora Maria Helena Scudeler de Barros comentou a situação da emenda. “Na época, o Silvio Torres era deputado e, por conta de uma contrapartida de R$ 66 mil, o então prefeito, Gustavo Stupp, recusou”, comentou, completando que, diferentemente do governo passado, a equipe do prefeito Carlos Nelson Bueno se movimentou para receber o dinheiro.
“Eles perderam verbas que estavam destinadas para o Complexo do Lavapés e para o Parque das Laranjeiras, uma emenda do Cauê Macris e outra do próprio Silvio Torres. Essa administração não viu essa questão política e foi atrás”, comentou o vereador Luis Roberto Tavares, o Robertinho.
Com a verba federal, boa parte da estrutura será melhorada e, assim, poderá voltar a ser usada pela população. E as melhorias não devem parar por aí, segundo o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Osvaldo Dovigo. “Vamos abrir algumas licitações para a reforma da pista de atletismo, para a reforma da arquibancada e algumas outras melhorias”, comentou. A grama do local também deverá ser trocada. Para estas outras melhorias, serão utilizados recursos próprios da Prefeitura.

 

ICA pode construir nova unidade para a zona Leste

A Instituição de Incentivo à Criança e ao Adolescente de Mogi Mirim, o ICA, planeja expandir sua atuação para a zona Leste da cidade e, para isso, solicitou um espaço para a Prefeitura, para que possa construir um local para uma nova sede nesta região da cidade.
“A zona Leste abriga a maior população em vulnerabilidade social da cidade, e visando atender mais crianças, adolescentes e jovens desta região, solicitamos à Prefeitura, um prédio em qualquer região da zona Leste para expandir nossas ações”, justificou o ICA, em nota enviada ao O POPULAR.
Uma área no complexo em que se localiza o Nias foi disponibilizado pela Prefeitura. “Tivemos três reuniões com os representantes do ICA, que pediu uma área de 3 mil metros quadrados. Conseguimos disponibilizar uma área de 2 mil metros quadrados, acima da portaria do Nias, e próximo ao Caic e estamos no aguardo”, disse o secretário Osvaldo Dovigo.
A Instituição ICA possui 22 anos de história e, atualmente, além de sua sede, está presente em outros quatro pontos de atendimento (Cras Leste e Sul, Emeb Alfredo Bérgamo e Escola Estadual Professor Valério Strang), com 650 vagas ofertadas diariamente à população em vulnerabilidade social. Somente na zona Leste, são cerca de 150 educandos.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments