Na noite de sexta-feira, o músico Wem lançou em Mogi Mirim seu novo disco, o Conectar. O evento de lançamento ocorreu na Instituição de Incentivo a Criança e ao Adolescente, o ICA, com entrada gratuita. A visita de Wem foi especial na cidade por alguns motivos. Um deles é que Wem viveu toda a adolescência em Mogi Mirim antes de se lançar há mais de dez anos em horizontes paulistanos, o outro é que mais uma vez o lançamento de suas obras ocorreu em sua cidade natal e terceiro é que Conectar é fruto de uma produção diferente, feita a partir da conexão do artista com o público. Desde a elaboração das músicas até a gravação do disco, o público esteve presente! Além disso, quem participou também conferiu a apresentação que os alunos de música do ICA e que Wem prepararam para a ocasião.
Wem é um artista que para elaborar seu novo disco, que é o Conectar, teve uma brilhante ideia, com foco na interatividade. O artista começou a postar na internet vídeos de suas músicas ao som de voz e violão e solicitar a opinião do público. Ele conta que as pessoas passaram a se manifestar e que foi com base na junção de suas ideias mais a do público que nasceu o disco Conectar, que será lançado hoje na cidade.
“Foi um disco que eu convidei o público desde o primeiro minuto. Geralmente, o artista apresenta a obra para os músicos que conhece ou produtor. Essa ideia teve um desdobramento incrível, as pessoas passaram a dar ideias, dando títulos diferentes e que achavam legais. Participaram durante três meses pelo canal, pelo e-mail (…)”, explicou Wem.
Mas, a conexão não é algo que acabou na composição, afinal Wem também produziu sua obra a partir da participação financeira do público. O projeto foi parar no site Catarse, que é de financiamento coletivo, e foi o próprio publico que financiou a produção do disco. Segundo ele, ainda com sobra do valor que era esperado. Restou 8%. Ou seja, Conectar é realmente a conexão.
Agora, com o lançamento do disco, as trocas ocorrem ao vivo. A cada show.
“Têm pessoas que eu conheço e pessoas que não conheço pessoalmente. Agora chegou o momento de levar toda essa história para o palco. Encontrar o público, reforçar, conectar e realimentar os sentimentos gerados através desse projeto, potencializar essa experiência em shows ao vivo, e assim alcançar o principal objetivo: através da arte, da música, transformar as conexões virtuais em conexões reais.”, destacou Wem.
Das vinte músicas postadas na internet por meio de vídeos caseiros, dez faz parte do Conectar, que conta com mais uma. Mas a décima primeira entrou depois, com a participação do músico Marcelo Jeneci, conhecido há tempos de Wem. A música de trabalho do Conectar se chama Solidão Jamais, que coleciona até o momento quase 90 mil visualizações no Youtube.
Para quem não sabe, Wem também vem de uma série de projetos especiais, como é o caso do grupo Palavra Cantada e Tiquequê. Ambos trabalham com projetos destinados para as crianças.
Conheça o trabalho
Saiba mais sobre o trabalho do músico e compositor pelo site: wem-music.com