sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoEditorialComunidade e voluntariado

Comunidade e voluntariado

Pensar nos interesses individuais é algo comum e natural até por instinto de sobrevivência. Em um mercado cada vez mais competitivo, é entendível que as pessoas olhem para si e acabem priorizando as próprias necessidades. Porém, os anseios individuais não podem atropelar ou anular os interesses coletivos.

Até por uma questão de soma de individualidades, a união de pessoas visando um interesse comum resulta em comunidades formadas por afinidades diversas, entre as quais a localização e as características sociais figuram como as principais.
Atuar em comunidade, ajudando as pessoas em volta e também se beneficiando do bem coletivo, é algo benéfico em termos de relações sociais, não apenas por intermédio da Internet, mas também com o corpo físico envolvido, com relacionamentos pessoais mais diretos e calorosos, o que permite uma percepção mais aguçada das necessidades.

No seio das comunidades, a atuação voluntária se destaca como uma importante iniciativa de prestação de um serviço com visão social. Não se pode ignorar que a atuação voluntária traz benefícios pessoais especialmente do ponto de vista de bem-estar, porém o benefício à coletividade é muito maior. Quando a atuação voluntária ocorre de forma agrupada, os efeitos obviamente são ainda mais intensos.

Nesse panorama, merece destaque em Mogi Mirim o trabalho oferecido pela pastoral da Educação da Paróquia São Joaquim e Sant’ana, localizada no Jardim Primavera II. A pastoral realiza anualmente um programa de estudos para os jovens que pretendem ingressar em escolas técnicas, faculdades e universidades, os preparando para cursos pré-vestibulinho. As aulas são gratuitas e possíveis graças ao trabalho voluntário de aproximadamente 30 professores, de variadas disciplinas e origens, unindo profissionais da rede pública e particular.

Há quatro anos, é oferecido um curso pré-vestibulinho, que objetiva o ingresso no ensino técnico gratuito. Já o curso pré-vestibular prepara para o Enem e diversos vestibulares.

No mesmo contexto, uma biblioteca é preparada para beneficiar o conhecimento dos alunos, novamente com participação da comunidade, pois são pedidas doações de livros e de estantes. Patrocinadores ajudam com compra do material didático. Visitas a universidades também são organizadas para colocar os alunos em contato mais próximo com a realidade acadêmica. O trabalho é aberto a doações e voluntários.

O projeto propicia a realização de sonhos de jovens carentes que não teriam condições de pagar um cursinho e por intermédio das aulas voluntárias conseguem o ingresso em universidades públicas, iniciando assim um futuro promissor. Um trabalho que serve de exemplo para a toda sociedade de como a união de esforços pode fazer a diferença na vida das pessoas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments