O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) terminou os trabalhos para a troca de coletores-tronco que foram realizados na Avenida Pedro Botesi e nas ruas Rafael Bella, Cornélio Pires, Antônio Bigelli, entre outras da zona Norte. A obra deve beneficiar aproximadamente 20 mil moradores da região.
A obra, que teve investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, provenientes de convênio com governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi realizada pela empresa Baseplan Construtora. As verbas foram conquistadas a fundo perdido, ou seja, não será necessário que os valores sejam reembolsados.
Segundo o presidente da autarquia, Celso Cresta, os antigos coletores-tronco possuíam diâmetro de 150 milímetros e, agora, a nova tubulação pode chegar a 500 milímetros, que levam os dejetos até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). As canalizações somam 3,5 quilômetros.
Cresta afirmou que a troca era necessária, pois a rede de esgotos era precária, antiga e mal dimensionada. As novas tubulações, de melhor qualidade e tecnologia, prometem reduzir o índice de entupimentos e retornos de esgotos na localidade.