A noite de quinta-feira foi especial para muitos escritores, pois houve no Centro Cultural de Mogi Mirim o evento de premiação da décima edição do Concurso Literário Orlando Bronzatto – o Pintaca. O concurso é realizado anualmente pela Biblioteca Pública Municipal e tradicionalmente premia os três melhores textos da categoria infantil, juvenil e adulto.
Nesta edição, além da leitura dos textos premiados por integrantes da sociedade, houve diversas apresentações de dança, sendo o número Laços com o grupo Força G e também The Kings Dance Senior, com a coreografia chamada Nostalgia. Além dos grupos, houve ainda dança do ventre por meio das bailarinas Lara Maria Barbosa Pilla e Yasmin Maria Machado Saccini.
Participaram da comissão julgadora deste ano, a jornalista Cláudia Lotito e as professoras Ruth Cristina Fernandes de Souza, Fátima Cecília Leonello Vital, Sílvia Helena Soares, Josi Mara Nolli e Marlene Aparecida Silva Machado.
Confira as obras vencedoras e seus autores:
Categoria Infantil
1° Lugar: O que é a vida, por Lorena de Campos Franco;
2° Lugar: Detalhes e Gentilezas, por Maria Laura Reis de Moraes;
3° Lugar: Os Guardiões da Natureza, por Enzo Montagnolli Rocha.
Categoria Juvenil
1° Lugar: Elogio Fúnebre, por Ana Laura Ranzatto Magalhães;
2° Lugar: O conto da minha querida morte, por Verônica Guerra Bernardi;
3° Lugar: A última carta, por Joyce Luísa Tavares.
Categoria Adulto
1° Lugar: Buquês de flores: necessidades, crenças e mistérios, por Rosa Jandira Cavenagui da Rocha;
2° Lugar: A carta do inferno, por Ricardo Tavares;
3° Lugar: O certo para mim, por Juliana de Oliveira Grilli.
Veja trechos das obras premiadas em primeiro lugar:
Infantil
O que é a vida, por Lorena de Campos Franco
“Por isso Amel é tão feliz, depois de conhecer as dores da guerra e o medo da morte tão perto, nada nessa vida o magoaria, a não ser a perda de seus pais. O Brasil recebeu e abrigou a família de Amel, que está feliz em viver aqui”.
Juvenil
Elogio Fúnebre, por Ana Laura Ranzatto Magalhães
“Saio daqui com passos lentos, com uma saudade que não cessa, mas que não é mais sofrida é feliz porque o faço presente. Já dizia Rubem Braga: “aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno”.
Adulto
Buquês de flores: necessidades, crenças e mistérios, por Rosa Jandira Cavenagui da Rocha
“Porque esse é o grande mistério da relação entre o homem e a natureza: o amor. O amor à vida, ao planeta, às futuras gerações. Não há domínio e nem submissão. A relação é de dependência mútua, devendo ser harmoniosa, para garantir a existência de ambos”.
Leia mais
Para ler os textos vencedores na íntegra, basta se dirigir até a Biblioteca Pública Municipal de Mogi Mirim e solicitar consulta. O telefone da Biblioteca para mais informações é 3805-4435.