Na noite de quarta-feira, foi realizado no Centro Cultural de Mogi Mirim o evento de premiação do VIII Concurso Literário Orlando Bronzato, o Pintaca, que neste ano recebeu 150 inscrições. Na ocasião, foram reconhecidos quatro participantes para cada categoria, infantil, infanto-juvenil e adulto. Os três primeiros receberam prêmios em dinheiro e o quarto recebeu menção honrosa oferecida pela Biblioteca Municipal, responsável por organizar o evento. A categoria infantil, para crianças entre sete e doze anos, foi a mais concorrida, já que recebeu 94 inscritos no tema “Histórias infantis inventadas por crianças”.
Na modalidade, em primeira colocação ficou João Carlos Manara Neto, com a história da “Chapeuzinho Vermelho”, em segundo, Mariane Gabriely da Costa Correa, que tratou sobre o “Monstro do Medo” e, em terceiro, Ana Claudia Barbosa da Silva, com “O pato surdo e seus amigos da floresta”. A menção honrosa foi para João Victor Coutinho Gasparini, que escreveu “Um brasileiro chamado Silva”.

Já na categoria infanto-juvenil, com a temática “Concurso de Histórias”, a primeira colocação foi para Aline Aparecida Rocha, com “Do de repente ao para sempre”, a segunda para Rafaela Rennó Pinto, com “Lucinda”, a terceira para Laura Guimarães Rotoli com “A estante mágica” e a menção honrosa foi para Marco Aurélio do Prado Ginez, com “O paraíso do Egeu”. Trinta adolescentes se inscreveram na categoria.
Em contos, modalidade que totalizou a participação de 26 adultos, a obra vencedora foi o “O sofá perfeito”, de Matheus Cardoso Malvezzi, o segundo colocado foi o texto “Meu amigo Pipoca”, de Danilo Bossarino, e o terceiro foi “Gatinho”, de William Antonio Zacariotto. Já a menção honrosa foi para “Ressentimentos de Sarah”, da autora Liliana Elizabeth Alegre.
Todas as obras, que são inéditas, foram submetidas à avaliação de uma comissão formada por pessoas ligadas à área de Letras e para o texto ser premiado era necessário que fosse claro, objetivo e criativo.