Na noite de quinta-feira, os vencedores da nona edição do concurso literário Orlando Bronzato “Pintaca”, promovido pela Biblioteca Pública Municipal de Mogi Mirim, foram premiados. O concurso deste ano registrou 82 obras inscritas, mas apenas os três primeiros de cada categoria (infantil, juvenil e adulto) receberam prêmios em dinheiro; o quarto colocado de cada grupo ficou com a menção honrosa. O evento contou ainda com a participação do grupo de capoeira Luanda, com apresentação de um número de dança afro da Secretaria de Cultura e Turismo e a explanação do historiador e pesquisador, Thiago Henrique Augusto, sobre o Dia da Consciência Negra, lembrado na data da premiação. Logo, a premiação do concurso também aproveitou para lembrar a importância da data.
Para quem não sabe ou não se lembra, dia 20 de novembro foi uma data escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, que foi líder do Quilombo dos Palmares, que lutou pelo Brasil e seu povo no período colonial.
“O motivo de hoje estarmos reunidos tem a ver com um trabalho de construção de uma sociedade mais igualitária, mais justa e menos preconceituosa. O povo brasileiro é dotado de diversidade. Essa reflexão parte da simples constatação: sim, somos a diversidade, somos a mistura de cores, raças, credos, costumes, mas ao mesmo tempo, somos a desigualdade que dificulta convivermos fraternalmente. Hoje é um dia de homenagearmos, mas também de reforçarmos a luta e a consciência de todo um povo em favor da nossa sociedade branca, amarela, vermelha, negra, composta, acima de tudo, por seres humanos”, pontou.
O discurso do historiador foi mesclado com a homenagem aos escritores, que foram chamados ao palco para receberem seus prêmios e os primeiros colocados de cada categoria tiveram como surpresa a leitura de suas obras para o público presente.
Confira as obras vencedoras de cada categoria:
Infantil
1º – A Princesa do Rock, da autora Laura do Nascimento Vecchi
2º – A Casa da Esquina, da autora Mariane Gabrielly da Costa Correa
3º – A Beleza da Mata, da autora Gisele Espitti Valeiro
Menção Honrosa: Nina, a corujinha, da autora Mariana Martins Stocco
Juvenil
1º – A Luz das Luminárias, da autora Elienay Marcelino de Godoy
2º – A Magia e Minhas Imaginações, do autor Luciano Pereira de Carvalho
3º – O Vazio, de Letícia de Oliveira
Menção Honrosa: Juvenil, o sonho da realidade, do autor Wellington Henrike Silva Cordeiro
Adulto
1º – Manoel, o Papa, do autor Danilo Bossarino
2º – Affonso, da autora Juliana de Oliveira Grilli
3º – A dança do Vento, da autora Edinalva dos Santos Mesquita.
Menção Honrosa: Oito de Julho de 2014, do autor Olivaldo Gomes da Silva Júnior