A maioria dos parlamentares no Congresso Nacional considera o adiamento das eleições municipais marcadas para outubro deste ano, mas sem a prorrogação de mandatos. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) acrescentou que essa posição é de “quase unanimidade” atualmente. O assunto será discutido por uma comissão mista com deputados e senadores e, depois, com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luis Roberto Barroso, que assume a presidência do TSE na segunda-feira, 25, disse que se tiver de adiar as eleições, o ideal é que o pleito seja feito no máximo em dezembro, sem que se prorrogue mandatos.
Afrouxamento
de quarentena
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse esta semana que a quarentena no Estado será afrouxada de forma escalonada e heterogênea a partir de 1º de junho, logo após o vencimento do atual decreto estadual de quarentena para frear a propagação do coronavírus. O governador informou que as autoridades estaduais analisam, entre outros fatores, a taxa de ocupação do sistema de saúde para definir como será feita a flexibilização. A declaração vem depois de o Brasil registrar mais de mil mortes diárias pela Covid-19.
Cloroquina para
tratar a Covid-19
O Ministério da Saúde incluiu anteontem a cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de Covid-19. De acordo com o documento divulgado pela pasta, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente. O governo alerta que, apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de terem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há resultados de “ensaios clínicos multicêntricos, controlados e randomizados que comprovem o benefício inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19”.
Enem será adiado
em até 60 dias
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) anunciou, nesta quarta-feira, 20, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 será adiado. De acordo com o órgão, que é responsável pela aplicação da prova, o exame acontecerá entre 30 e 60 dias depois das datas originais. A prova impressa aconteceria entre os dias em 1º e 8 de novembro e as digitais eram previstas para os dias 22 e 29 de novembro. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se mostrou contrário à medida, mas, nos últimos dias, admitiu a possibilidade.
Regina Duarte
deixa a Cultura
A atriz Regina Duarte deixou a Secretaria Especial da Cultura, cargo que ocupava havia dois meses, na manhã desta quarta-feira, 20. O anúncio da saída foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro ao lado de Regina, em vídeo no Twitter. A agora ex-secretária disse estar “sentindo falta da família” e, segundo Bolsonaro, vai assumir a Cinemateca de São Paulo. O ator Mário Frias, ex-Malhação, é cotado para substituir Regina Duarte na Secretaria da Cultura.