A temporada mais quente do ano está chegando e a vontade de aproveitar cada instante de sol só aumenta. Mas para que nenhuma surpresa desagradável estrague seu verão, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com a higiene íntima feminina.
Dr. Marcelo Steiner, ginecologista, diz que no verão doenças como a candidíase são mais frequentes. “O clima quente que o verão oferece é ideal para a proliferação de fungos e bactérias por conta da transpiração íntima ser maior do que no restante do ano”. O consultor conta que alguns hábitos influenciam na saúde íntima. “Roupas muito justas e ficar com biquíni molhado por muito tempo podem causar irritações e até infecções”.
O médico ressalta que só a higiene intima diária não é suficiente. “É preciso deixar a região seca, além de usar roupas mais leves para permitir uma “transpiração” adequada”, sugere.
DICAS PARA CURTIR O VERÃO
Dê preferência às roupas leves. Longos períodos com trajes apertados ou justos tendem a “abafar” a região deixando-a úmida e com retenção de calor. Opte por peças como saias e vestidos que ajudam a respiração da região íntima, assim como calcinhas de algodão.
Não exagere nos banhos diários. Na higiene diária, utilize sabonetes líquidos íntimos femininos, que possibilitam manter o ph da vagina.
Nos dias mais quentes, prefira calcinhas de algodão. Lingeries de nylon ou renda aumentam a umidade atrapalhando a transpiração. Calcinhas de algodão permitem o arejamento maior do local.
Na praia ou piscina, evite ficar com roupas molhadas. Não fique muito tempo com biquíni molhado, pois isso pode aumentar a humidade local e permitir um ambiente para a proliferação de bactérias e fungos causadores de infecções.
Evite o uso de amaciantes e alvejantes nas calcinhas. Prefira sabão neutro, enxágue bem e não deixe a calcinha secar no banheiro, pois o local úmido propicia a multiplicação de fungos nas roupas íntimas.