O nadador Conrado Coradi Lino, de 24 anos, da equipe Free Play Sejel, figura no ranking da Federação Internacional de Natação, a Fina, como um dos 10 melhores nadadores do mundo nos 100 metros medley nadados em piscina curta. O ranking atualizado das diversas provas de natação foi divulgado nesta semana e Conrado aparece em três das disputas entre os 25 melhores.
Nos 100 medley, Conrado é o 10º colocado do ranking, com a marca de 53 segundos e 89 centésimos, registrada no Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Natação Absoluto de Inverno, realizado entre 24 e 28 de agosto, em São Paulo. No Top 10, sete são nadadores brasileiros, o que demonstra a força do Brasil nesta prova.
Além da 10ª colocação nos 100 medley, Conrado é o 14º colocado no ranking mundial dos 400 metros medley, com o tempo de 4 minutos, 14 segundos e 39 centésimos também registrado no José Finkel. O desempenho rendeu a Conrado a quarta posição, ficando a menos de dois segundos da medalha de bronze. No total, são cinco brasileiros entre os 20 melhores do mundo.
Conrado também é o 21º colocado no ranking dos 200 metros medley, com o tempo de 1 minuto, 58 segundos e 18 centésimos registrado no Finkel. Ainda pelos resultados do Finkel, é o 35º colocado nos 100 metros borboleta, com 52 segundos e 64 centésimos. “Eu acredito que o segredo seja trabalho. Aliás, acredito não. Eu tenho certeza. Todos os dias acordo focado em melhorar cada vez mais. Sei do meu potencial, sei que posso ir cada vez mais longe e que posso conquistar isso aqui”, declarou Conrado, sem deixar de citar a Free Play, comandada pelo coordenador Ricardo Martiniano. “Tenho uma equipe superestruturada, multidisciplinar e todas as condições de trabalho. A força para ir além está dentro de mim”, completou.
Conrado vive, novamente, um ciclo olímpico. Depois de concorrer às vagas para as Olímpiadas de Londres, em 2012, e Rio de Janeiro, em 2016, sem sucesso, foca hoje na tentativa de disputar os Jogos de Tóquio, em 2020. Outro objetivo é disputar os Mundiais.
Além de Conrado, outro atleta da Free Play aparece no ranking da Fina. Curiosamente, é o irmão mais novo do nadador, Tomas Coradi Lino, que ocupa a 119ª posição no ranking mundial dos 50 metros costas.
A Free Play é patrocinada pela Prefeitura de Mogi Mirim, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada e VSwim, além de contar com o apoio do Laboratório 22 de Outubro e Clínica Vitallis.