sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ Destaque EsporteConrado Lino inicia disputa da seletiva olímpica da natação

Conrado Lino inicia disputa da seletiva olímpica da natação

Entre os dias 19 e 24 de abril será realizada a Seletiva Olímpica Brasileira – Tóquio 2020 (2021), no Japão. O local será o Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ). Mogi Mirim terá um representante na luta para integrar a seleção nacional da natação na Olimpíada, agendada para ocorrer de 23 de julho a 8 de agosto deste ano. Conrado Coradi Lino, atleta da Free Play/Sejel, é o único competidor da cidade com chances reais de disputar a principal competição do planeta.

Ao lado do coordenador técnico da equipe, Ricardo Antonio Martiniano, ele embarca para a capital carioca neste sábado, 17. No embarque, leva a experiência de um ciclo olímpico esticado, graças ao adiamento de 2020 e a adaptação a uma rotina diferente.

“Sem dúvida alguma, o fato de não ter as competições que estávamos acostumados foi o fator que nos tirou mais da zona de conforto. Para piorar, aqui em São Paulo, na reta final, ficamos sem torneios, mas outros estados tiveram. Mas quem briga por vaga olímpica tem que passar por cima de todos os obstáculos e foi assim que nos preparamos, para honrar Mogi Mirim neste ciclo olímpico”, frisou Conrado.

Ele será um dos 103 brasileiros que disputarão, no Maria Lenk, as vagas na seleção nacional. Por conta da pandemia, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) subiu a nota de corte e apenas os atletas com reais chances vão para a disputa. Ou seja, os que já fizeram pelo menos o índice B da Federação Internacional de Natação (Fina), impondo também uma cota de 120 vagas.

No fim, apenas 103 foram preenchidas. Ficou tão difícil ir à Seletiva Brasileira que Cesar Cielo, campeão olímpico em 2008, não está entre os relacionados e, assim, está fora dos Jogos de Tóquio.
Outro ponto importante. De acordo com as regras anunciadas pela CBDA, vão se classificar para a Olimpíada os nadadores campeões e vice-campeões de cada prova individual, desde que obtenham o índice A definido pela Federação Internacional de Natação (Fina).

Agenda
A seletiva abre com os 400 medley masculino, em que só seis atletas disputarão as eliminatórias. Mesmo assim, está mantido o esquema de eliminatória e final, e só os tempos das finais valem como índice.
Conrado é um destes seis atletas na batalha de segunda, 19. Ele irá disputar duas vagas com Brandonn Pierry Cruz de Almeida (Sesi-SP), Stephan Alexander Steverink (Flamengo-RJ), Leonardo Coelho Santos (Pinheiros-SP), Icaro Ludgero Pereira (Fluminense-RJ) e Bruce Hanson Almeida (Paineiras-SP).

Já na terça, 20, será a vez de encarar os 200 livres, prova que reunirá um total de 16 competidores. Na sexta-feira, 23, Conrado nadará os 200 medley, prova com nove atletas inscritos. Para fechar, no sábado, 24, ele participa da seletiva dos 50 livres, que conta com 20 nadadores confirmados. “O nosso foco está nas provas de medley, que são as que venho obtendo melhores resultados nos últimos anos. Mas, o trabalho foi focado para todas as provas e vamos com foco total nas quatro disputas”, pontuou Conrado.

O trabalho da Free Play é desenvolvido com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society, Ótica Líder, Sucos Alvorada, Tradibom e VSwim e apoio do Laboratório 22 de Outubro e da Clínica Vitallis.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments