Sonhando com medalhas, o nadador Conrado Coradi Lino, de 22 anos, da equipe Free Play/Sejel, participa do Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, entre 2 e 6 de maio, de terça-feira a sábado. A competição ocorre no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro-RJ, envolvendo 297 nadadores de 36 equipes.
A competição define as seleções brasileiras que disputarão o Campeonato Mundial de Budapeste e o Mundial Júnior de Indianápolis.
Conrado irá disputar quatro provas: 200 e 400 metros nado medley, 50 livre e 200 costas. As eliminatórias serão realizadas pela manhã, a partir das 9h. À tarde, as finais são transmitidas pelo canal Sportv, a partir das 17h.
Conrado repetirá neste ano as provas que disputou em 2016. A primeira será justamente sua especialidade, os 200 metros quatro estilos, também conhecido como medley, na quarta-feira. Na sexta-feira, o nadador disputa os 400 medley e 200 costas. Já no sábado, nada os 50 livres. No ano passado, o atleta foi o sétimo nos 400 medley e o oitavo nos 200 medley.
O técnico Ricardo Martiniano revela que o objetivo é ver Conrado nas finais, sem descartar o sonho da medalha. “A gente espera sempre o melhor, sempre quer uma medalha. Que a primeira medalha seja no Maria Lenk, pois seria muito mais gostoso”, observou.
Conrado está confiante e motivado até pela aposentadoria de Thiago Pereira, recordista brasileiro de medalhas em Jogos Panamericanos, o que abriu uma lacuna cobiçada por nadadores em ascensão. “Todo mundo quer morder essa medalha. Tem muita gente boa pela frente e vamos ver o que acontece. Tem bastante gente nas provas de medley que já esteve na Olímpiada. Com a saída dele, a disputa aumentou ainda mais”, destacou.
A estreia de Conrado em Maria Lenks foi em 2012 e, neste ano, o nadador disputa a sexta edição consecutiva. Embora mais experiente, ainda sente a natural ansiedade: “Sempre tem aquele nervosinho que nos deixa alerta e mais motivado. Gosto de senti-lo. Estou bem treinado, me sentindo bem, ansioso para mostrar o que treinei, com a cabeça no lugar para aprontar alguma”.
Martiniano se impressiona com a evolução de Conrado na competição: “Em 2012 ele nadava para 2min15seg e ano passado ele fechou os 200 medley com 2min04. Nossa meta para este ano é que ele reduza, para 2min03, 2min02”.
A Free Play é patrocinada pela Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) da Prefeitura, Colégio Conectado, Gonçalves Avenida Society e Ótica Líder, além de contar com apoio da VSwim e Laboratório 22 de Outubro.